Amigos da Catedral se mobilizam para recuperação

14831022036_f0dbefca88_zOs amigos da Catedral Diocesana de Paranaguá estão colaborando com a campanha em prol da recuperação do local.

A Catedral é a Igreja Nossa Senhora do Rosário que foi edificada em 1578, na época da mineração, por escravos e libertos devotos de Nossa Senhora. Foi a primeira em solo paranaense e a primeira dedicada a Nossa Senhora do Rosário no Brasil.

Para as intervenções na Catedral, o grupo de amigos da Catedral, esteve com o vice-governador do Paraná, Flávio Arns, com o objetivo de procurar soluções e alcançar o objetivo que é a recuperação do espaço.

14831021636_049357692a_zConstruir uma cripta, mexer no forro são ações que foram apresentadas, mas com o objetivo de unir as necessidades do patrimônio que é histórico com o atendimento da Catedral que é uma das principais igrejas do Paraná, além de servir para atendimento espiritual à comunidade.

O encontro foi acompanhado pelo Padre Edilson Lima, pároco da Catedral de Nossa Senhora do Rosário, da presidente da Fundação Municipal de Cultura, Maria Angélica Lobo Leomil, Alessandro Staniscia, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP) e presidente da comissão de Justiça e Paz da Diocese, que tem o objetivo de servir como interlocutor, assessores do vice-governador, Rosina Coeli Alice Parchen do departamento de patrimônio da Secretaria de Estado da Cultura, Alceu Claro Chaves, que é ex-presidente da Aciap, ex-vereador e colaborador do Padre Edilson e ainda os professores e amigos da Catedral, Lúcia Helena e Wilson Buchmann da Rocha juntamente com o vice-governador.

O grupo discutiu as ações que podem ser desenvolvidas para recuperação do espaço, que foram definidas em agendar um arqueólogo para verificar a cripta, levantar dados para fazer o termo de referência para promover a execução do projeto e chegar ao valor total para execução da obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *