População será beneficiada com novo equipamento adquirido pela Prefeitura

Equipamento reforça o combate à tuberculose no município

13939O laboratório clínico municipal de Paranaguá recebeu um equipamento moderno e inovador que trará grandes avanços para o diagnóstico rápido e preciso da tuberculose. O ‘Gene Xpert’ investiga o DNA do agente infeccioso da tuberculose, o Micobacteryum tuberculosis.

“A metodologia de trabalho dará maior rapidez e confiabilidade no resultado, modernizado o diagnóstico e contribuindo, desta maneira, para o sucesso do tratamento”, confirmou a farmacêutica e bioquímica, Fernanda Scomação de Carvalho.

De acordo com a funcionária da Prefeitura de Paranaguá, esta conquista só foi possível devido aos avanços do município no combate da tuberculose e ao bom relacionamento da Secretaria Municipal de Saúde com o programa Nacional de Combate à Tuberculose e com o Ministério da Saúde, órgãos federais que garantiram a ampliação da investigação da tuberculose e o diagnóstico precoce de casos da doença, além de garantir tratamento e acompanhamento aos pacientes.

“Os resultados de Paranaguá, no combate à tuberculose são reconhecidos em todo o Paraná e demais estados”, lembrou a secretária Municipal de Saúde, Dra. Terezinha Kersten.
As técnicas da área, Fernanda Carvalho, Patrícia Scacalloski e Josélia destacam que as equipes da Secretaria Municipal da Saúde, Hospital João Paulo II, do programa Municipal de Combate à Tuberculose e do Laboratório Municipal festejam esta conquista que trará benefícios ao município de Paranaguá.

Fonte: PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *