Vereador Maranhão quer campanha contra abuso sexual infantil

Projeto foi aprovado na Câmara e agora segue para sanção do prefeito

O vereador Arnaldo Maranhão comemora a aprovação de um projeto de sua autoria que visa a conscientização e o incentivo da denúncia de casos de abuso sexual infantil e pedofilia em Paranaguá. O projeto dispõe sobre a obrigatoriedade dos cinemas localizados na cidade exibirem antes de qualquer sessão, filmes institucionais com esclarecimentos, alertas e prevenções quanto aos crimes de pedofilia e combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes.

Para a aprovação ganhar respaldo, o vereador esteve apresentando o projeto para a gerente do Cinesystem, o único cinema existente em Paranaguá, Mariana Silva Souza. “Acredito que a ideia é excelente e a iniciativa muito boa, pois acredito também que muitas pessoas não denunciam casos como esses”, destacou ela. Maranhão concorda e lembra que a sociedade não pode se  calar diante desta agressão que, muitas vezes fica sem denúncia por falta de conhecimento de chegar às autoridades competentes.

Em Paranaguá há duas salas de cinema e uma média de 10 mil pessoas por mês assistindo aos filmes, mas já existe perspectivas de novas salas de cinemas serem construídas, com a chegada do novo Shopping anunciado recentemente .De acordo com o projeto, as projeções informativas não deverão ter menos de quinze segundos de duração e poderão ser criadas pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Paranaguá.

“Será muito bom ver pais, filhos e demais familiares assistindo esses trailers de conscientização contra este crime que vem crescendo assustadoramente, principalmente após a invasão da informática em nossos lares,possibilitando o crescimento de crianças mais conscientes,sabendo de seu direitos”, destaca Maranhão e ele lembra de outro fator bem importante: as pessoas também saberão como denunciar este tipo de crime.

 

“Infelizmente, as estatísticas da prática de pedofilia são assustadoras e a sociedade não pode

ficar inerte diante de uma situação abusiva e agressiva às nossas crianças e adolescentes”, defendeu Maranhão. De acordo com pesquisas, 27% de mulheres e 16% de homens sofreram abuso sexual quando eram crianças ou adolescentes, causando um crescimento com traumas psicológicos e sociais.

“Cabe a nós legisladores providenciar ações que materializem amparo e proteção e principalmente para que todos nós tomemos conhecimento do que pode ser feito a favor de uma sociedade mais justa,cristã e humana”, completou o vereador Maranhão em sua justificativa.

O projeto foi aprovado por unanimidade na Sessão da última quinta feira, e agora segue para sanção do Poder Executivo, para se transformado em Lei Municipal e com isso se tornar mais uma ação do vereador para colaborar na proteção das crianças de nossa cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *