Quarteto Iguaçu fará concerto em Paranaguá

Dia 03 de dezembro, no Teatro Rachel Costa

 

O Quarteto Iguaçu realizará um concerto no dia 03 de dezembro, no Teatro Rachel Costa, a partir das 20h.

O grupo estará apresentado o programa denomina Quarteto Iguaçu em Turnê. Este é um dos mais longevos grupos musicais do país, o Quarteto Iguaçu é composto por renomados músicos com vasta experiência nacional e internacional.

Em contato com a Fundação Municipal de Cultura (Fumcul), o grupo apresentou o projeto que tem como principal objetivo a divulgação da música de câmara instrumental. “Acredito que será uma das grandes apresentações que teremos neste ano”, destacou a presidente da Fundação, Maria Angélica Leomil. “É cultura e arte para o povo de Paranaguá, como o prefeito Edison determinou que fizéssemos na Fundação”, reforçou.

O Quarteto Iguaçu possui um nome genuinamente paranaense, fato que divulga o Estado do Paraná pelo Brasil.

“Com esse projeto, pretende-se aproximar ainda mais a música camerística ao público em geral, divulgando-a inclusive em cidades com pouca tradição em apresentações do gênero. Como forma de integração artística e oportunidade de apreciação de um vasto repertório de obras eruditas para formações diversas”, destaca José Maria Magalhães, fundador do grupo em 1984.

Quarteto Iguaçu vem dividindo palco com grandes artistas e entre os shows recentes estão como o cantor Fagner, a cantora Elba Ramalho, Ivan Lins, Daniel e ainda promoverá o show de Zeca Baleiro no próximo dia 28, em Curitiba.

Os integrantes do Quarteto fazem parte da Orquestra Sinfônica do Paraná e da Camerata Antiqua de Curitiba.

Integrantes

Winston Ramalho – 1º violino

Começou a estudar violino aos 8 anos de idade. Foi orientado no Brasil e no exterior. Entre seus professores a famosa pedagoga Dorothy DeLay na Juilliard School de Nova Iorque.  Durante seus estudos na Áustria também estudou música de câmara com membros do Quarteto Alban Berg, Vienna Piano Trio e Quarteto Hagen.

Foi solista de importantes orquestras do Brasil e do exterior como a Orquestra Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica de São Paulo, Orquestra de Câmara Tibor Varga (onde também atuou como spalla), London Schools Symphony Orchestra, Camerata Fukuda sob a batuta de maestros como Tibor Varga, Diogo Pacheco, Paulo Florêncio Alceo Bocchino, Martin Haselbock e Celso Antunes.

Foi membro e violinista convidado das Orquestras Sinfônica do Paraná, Orquestra Sinfônica de São Paulo, Grazer Synphonishes Orchester, Recreation Orchester Graz, Orquestra Filarmônica de Viena, Orquestra de Câmara de Viena.

Ministrou master class na USP em São Paulo, na Oficina de Música de Curitiba, no Festival de Música de Londrina-PR, Oficina de Música de Ourinhos entre outras.

Atualmente é o Spalla e Diretor Artístico da Camerata Antiqua de Curitiba.

 

 

Alexandre Razera – 2º Violino – Natural de Piracicaba iniciou seus estudos musicais aos 9 anos de idade. Foi o primeiro violista da Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo (OSUSP). Dentre as orquestras com as quais já esteve à frente como solista estão: Orquestra da Rádio e Televisão Eslovena, Orchesterverein Feldkirchen (Áustria), Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica da USP, Orquestra Sinfônica de Santo André, Camerata Fukuda, Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Camerata Antiqua de Curitiba, OSIMPA (Orquestra Sinfônica do Paraná).  Atualmente radicado no Brasil, além de desenvolver intensa atividade camerística e solística pelo país todo, Europa e Japão, atua como primeiro violista convidado da OSESP integra o trio de cordas Compass Trio (com a violinista Sarah Nemtanu e o violoncelista Chistophe Morin, de Paris) e ministra aulas no instituto Baccarelli em São Paulo.

 

José Maria Magalhães Silva – Viola – Nasceu em Jaibaras, no interior do Ceará, onde iniciou seus estudos de música, em 1976, no 1º Centro de Instrumentistas de Cordas SESI – CE.  Em 1985, através de concurso público, passou a integrar, como violista, a Orquestra Sinfônica do Paraná, ocupando sempre lugar de destaque no naipe das violas. Foi fundador do Quarteto de Cordas Alberto Nepomuceno, com o qual obteve, em 1984, o primeiro lugar no Concurso de Jovens Cameristas. Atua, também, na música popular instrumental, tendo acompanhado importantes nomes do Cenário Musical Brasileiro, como, Caetano Veloso, Toquinho, Ivan Lins e Osvaldo Montenegro, inclusive no papel de produtor e coordenador de grandes espetáculos, musicais e concertos.

Como fundador e diretor do Quarteto Iguaçu nestes 25 anos de existência, José Maria tem se destacado no cenário cultural musical, tendo obtido sempre, grande reconhecimento da crítica especializada e de regentes, pela qualidade de seu repertório e de sua performance profissional. Leva, semanalmente, sua arte a diversos hospitais em Curitiba, exercendo relevante papel de responsabilidade social.

 

Romildo Weingartner – Violoncelo

Natural de Joinville, SC. Iniciou seus estudos de violoncelo em 1980 em Blumenau, no Conservatório de Música do Teatro Carlos Gomes, com o professor Márcio Botelho. Foi integrante da Orquestra de Câmara Solistas do Teatro Guaíra, Orquestra de Câmara Brasileira e Orquestra de Câmara de Blumenau.

Integrante da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina desde sua fundação em 1998, com a qual gravou CDs e fez Tournée pela Bulgária em 2010.

Acompanhou artistas renomados como os tenores José Carreras e Andrea Bocelli.

Teve participação no CD da cantora Maria Gadú, Waltel Branco, e em shows do Caetano Veloso, Fagner, Cida Moreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *