Profissionais atentos para concurso público na área de Saúde em Paranaguá

Empresa que irá conduzir o processo está sendo contratada. São vagas para profissionais que compõem a equipe da Estratégia Saúde da Família – ESF.

14642A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), autorizou, em processo interno, a realização de concurso público para contratação de vários profissionais de saúde para atuar no Estratégia Saúde da Família (ESF), no atendimento básico. São vagas para agentes comunitários de saúde, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e supervisores. A autorização foi dada pelo prefeito Edison Kersten e o pedido foi feito pela secretária municipal de Saúde, Terezinha Flenik Kersten.

Ao todo, serão ofertadas 252 vagas no certame, sendo 198 para agentes comunitários (158 para início imediato e 40 para cadastro de reserva), 20 para técnicos de enfermagem, 20 para enfermeiros, 12 para médicos e 2 de supervisores (em regime de cadastro de reserva). Atualmente, as equipes do ESF trabalham com contrato temporário.

Com a autorização, a Prefeitura está agora em processo de contratação da empresa que vai realizar o concurso. Ainda não há prazo para lançamento do edital.

A realização do concurso é uma promessa do prefeito Edison junto à categoria de agentes comunitários de saúde, que estava trabalhando com contratos temporários, renovados periodicamente. A promessa foi feita em setembro, em reunião com os profissionais, o sindicato da categoria, a secretária municipal de saúde, Terezinha Flenik Kersten, e o vereador Arnaldo Maranhão, que intermediou o encontro.

“Os agentes de nossa cidade são profissionais altamente comprometidos com a saúde no município e agora estamos regularizando a atuação deles com o concurso”, disse o prefeito Edison durante o encontro.

A realização do concurso será acompanhada por uma comissão formada por três representantes da classe.

O vereador Arnaldo Maranhão vem atuando como representante dos anseios da categoria e ressaltou “que a notícia é muito positiva porque demonstra o respeito e a valorização deste profissional, porque os servidores terão mais segurança. Eles estão trabalhando há oito anos com contratos temporários, por meio de testes seletivos. A realização do concurso é uma bandeira que levantamos na Câmara e que agora a Prefeitura, por meio do prefeito Edison Kersten, a quem agradeço o empenho, vem realizar, dando estabilidade a estes profissionais”, disse.

Insalubridade
No ano passado, assim que assumiu, o prefeito Edison pôs fim a uma outra injustiça com a categoria e autorizou o pagamento do adicional de insalubridade aos agentes comunitários. O prefeito autorizou, ainda, o pagamento retroativo que não vinha sendo executado pela gestão anterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *