Prefeito Edison pleiteia construção de ponte para a Ilha dos Valadares com deputado Artagão

Empresa especializada iniciou os trabalhos de análise da estrutura subaquática da passarela. Laudo pode ajudar a subsidiar a solicitação de uma nova ponte com urgência.

14815O prefeito Edison Kersten vai pleitear a construção de uma ponte – em substituição à atual passarela – para a Ilha dos Valadares. Para dar andamento à questão, o prefeito encontrou-se com o deputado estadual Artagão Júnior na quarta-feira (7), em Curitiba. O parlamentar é o representante dos interesses de Paranaguá junto à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e ao Governo do Estado.

O presidente da Câmara Municipal de Paranaguá, vereador Jozias Ramos, acompanhou a visita.

Segundo o prefeito Edison, a obra pode contar com recursos tanto do Governo Federal como do Governo Estadual, com contrapartida da Prefeitura. “Uma união de forças para promover uma obra que é muito importante para os moradores da Ilha dos Valadares. Tenho certeza que o Governo do Estado e o Governo Federal, entendendo a relevância que têm os moradores da Ilha, serão parceiros nesta iniciativa”, disse o prefeito.

Atualmente, a Ilha dos Valadares tem mais de 25 mil moradores, sendo considerada o maior bairro de Paranaguá. A construção da passarela data de 22 de julho de 1991 e foi inicialmente projetada para permitir a passagem de pedestres. Mesmo após o seu alargamento, inaugurado em 13 de maio de 2003, a passarela só permitia o acesso de carros oficiais e veículos de emergência. De acordo com o prefeito, o crescente aumento da população residente na Ilha, o maior número de carros e o crescimento do comércio local exigem uma solução definitiva.

“E isso passa pela construção de uma ponte de verdade, que permita o trânsito seguro e ágil de carros, caminhões de abastecimento, veículos de emergência, dentre outros. Vamos brigar para implantar essa melhoria e sabemos que temos o apoio da população do Valadares”, disse o prefeito.

Estudo
Há uma semana a Prefeitura contratou empresa especializada em estudos e análises subaquáticas para fazer um laudo dos pilares de sustentação da atual passarela na porção que fica abaixo d’água. A parte externa já foi avaliada pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagem) e por engenheiros da Prefeitura no ano passado, não apresentando riscos iminentes.

De acordo com o prefeito, o prazo para receber o laudo desta empresa vai até o final de janeiro. O resultado pode servir como instrumento para que o prefeito leve o pedido de construção da nova ponte com urgência para o Governo do Estado e o Governo Federal. “Dependendo do resultado deste laudo nós teremos mais subsídios para pleitear a construção de uma nova ponte com urgência”, disse.

Fonte: Prefeitura de Paranaguá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *