Prefeitura vai recuperar pavimento destruído por cratera no Rocio

Obra será executada em parceria com a CAB Águas de Paranaguá. Chuvas intensas do final de semana provocaram erosão próxima à rede fluvial da região.

A Prefeitura de Paranaguá, em parceria com a CAB Águas de Paranaguá, iniciou a recuperação da rede fluvial e da pavimentação do trecho da rua Professor Cleto, no Rocio, onde uma cratera de 9 metros de diâmetro se abriu no último domingo (4), devido às fortes chuvas. O prefeito Edison Kersten, o secretário municipal de Obras Públicas, José Juarez Amates, o gerente geral da CAB, Sérgio Bovo, e o vereador Arnaldo Maranhão, estiveram no local na manhã desta terça-feira (6), juntamente com os técnicos da Prefeitura e da empresa, para definir as ações emergenciais a serem tomadas.

A Guarda Municipal fez o isolamento do local para evitar acidentes.

Segundo o secretário de Obras, um dos motivos causadores da erosão é o comprometimento da estrutura de rede fluvial, que tem mais de 25 anos. A região é próxima do Canal das Marés, cujo fluxo de água intensa devido ao mau tempo do final de semana ajudou a comprometer a estrutura de manilhas armadas.

Pelo acordo, a CAB irá providenciar a compra do novo manilhamento e a Prefeitura vai executar a obra. Na tarde desta terça (6), máquinas já estarão fazendo a limpeza e remoção da areia do local.

O prefeito Edison Kersten ressaltou que a obra deve sanar o problema emergencialmente e que a solução definitiva passa pela reestruturação da rede fluvial da região. “Vamos licitar o projeto da obra e, depois, levá-lo ao governo federal, onde contaremos com a ajuda dos nossos deputados parceiros para conseguirmos a verba necessária para realizar a troca de todo o manilhamento da região”, disse. O custo aproximado da obra completa deve ficar em R$ 8 milhões.

O vereador Arnaldo Maranhão esteve presente ao encontro e ressaltou que tanto a obra emergencial quanto a definitiva são importantes para sanar definitivamente o problema. “A região do Rocio é um ponto turístico importante para o município e essa atenção às necessidades da região é bem-vinda. Esperamos que o problema possa ser resolvido com celeridade, para que turistas e moradores possam voltar à rotina normal na região”, disse.

O prazo para reconstituição da rede e repavimentação do trecho é de 15 dias.

Fonte: Prefeitura de Paranaguá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *