Análise preliminar aponta que passarela é segura para tráfego de pedestres

Empresa contratada pela Prefeitura de Paranaguá analisa estrutura desde dezembro. Nesta semana eles fazem sondagem do solo sobre a passarela.

15267

Fotos: Márcio Tibilletti

A passarela que liga o continente à Ilha dos Valadares é segura para o tráfego de pedestres. É o que afirma o engenheiro Henrique José Dias, após análise preliminar das condições da estrutura da obra, iniciada ontem e que termina nesta terça-feira (dia 24). Os levantamentos começaram em dezembro e um laudo completo será divulgado na segunda quinzena de março. A determinação para que fossem avaliadas as condições de segurança partiu do prefeito Edison Kersten.

15265Dias faz parte da equipe de uma empresa contratada pela Prefeitura de Paranaguá para avaliar as condições da passarela. Nesta semana eles estão fazendo a sondagem, para avaliar as condições do solo sobre as 120 estacas que dão sustentação à obra, e também extração de concreto, com objetivo de avaliar se ele tem resistência suficiente.

“Isso vai auxiliar nos cálculos para vermos se a estrutura suporta uma sobrecarga, já que a passarela foi projetada para pedestres somente. É uma estrutura antiga e que há anos recebe o tráfego de automóveis e caminhões, como o do Corpo de Bombeiros”, explica o engenheiro.

Aparentemente, segundo o engenheiro, a estrutura tem condições de continuar suportando o tráfego de pessoas. “Mas o laudo deve apontar a necessidade de reparos, tendo em vista que é uma obra antiga, que tem quase 30 anos. O trabalho que estamos fazendo é baseado todo em cálculos, mas já verificamos que não há necessidade de evacuarmos a passarela”, adiantou Dias.

O trabalho de avaliação da passarela começou com uma inspeção subaquática das 120 estacas que dão sustentação aos 12 diferentes blocos de concreto que compõem a passarela, bem como o desgaste ocasionado pelo fluxo de marés registradas no Rio Itiberê. O serviço foi feito por mergulhadores especializados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *