Comitiva japonesa busca parcerias em Paranaguá

Demonstração do uso do nori foi feito no próprio local da palestra. Foto: Márcio Tibilletti

Demonstração do uso do nori foi feito no próprio local da palestra. Foto: Márcio Tibilletti

Uma comitiva japonesa esteve em Paranaguá ontem com o objetivo de estabelecer parcerias com empresários locais. A intenção dos japoneses é exportar algas semi-prontas para Paranaguá. Aqui elas serão tostadas, ficando em condições para consumo.

De acordo com Kenji Fujisawa, vice-presidente da Federação de Cooperativas de Pescadores de Hyogo e diretor responsável por algas, nos últimos 10 anos o consumo de nori no Brasil aumentou. Hoje o país consome 300 milhões de folhas de Nori vindos da China e Coréia e o objetivo é fazer com que 100% da produção seja feita em Paranaguá.

Apresentação
A explanação dos empresários japoneses foi realizada para empresários de Paranaguá, no auditório do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE)
O prefeito Edison Kersten destacou a importância de angariar parceiros. “Estamos estreitando o relacionamento para fortalecer os laços entre as cidades irmãs de Paranaguá e Awaji”, disse. “A parceria vai gerar mais arrecadação para o município e promoção da mão-de-obra”, completou o prefeito Edison.
O presidente da Câmara, Jozias de Oliveira Ramos, participou da recepção e da explanação do projeto.
Participaram da palestra o representante do Governo de Hyogo, Makoto Yamashita, que poderá ser contatado pelos empresários locais interessados nesta parceria.
O presidente da Associação de Pescadores de Hyogo, Yoshiji Tada, apresentou a proposta aos empresários locais e se disse satisfeito com a mobilização da Prefeitura na realização do encontro.
A mesa ainda foi composta pelo presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira de Paranaguá, Paulo Fujimaki.

Nori
O nori é uma alga utilizada desde a época dos samurais, há pelo menos 1400 anos. Até 1953, quando foi desenvolvido o processo de tostagem, a alga era consumida in natura.

Há um grande interesse na implantação da fábrica de nori, em Paranaguá, por oferecer condições logísticas para escoamento da produção.
Hoje a maior parte do nori usado no Brasil vem das fábricas chinesas. Daí o interesse dos empresários japoneses em instalar uma empresa em Paranaguá e com esse objetivo, foram apresentados os detalhes sobre o negócio, na busca por interessados em selar parcerias.

Pela manhã, o prefeito recebeu a comitiva japonesa, em seu gabinete no Palácio São José, e depois ofereceu um passeio por algumas ilhas da Baía de Paranaguá.

Serviço
Para entrar em contato com Makoto Yamashita, representante do Governo de Hyogo, pode-se dirigir até o Instituto Hyogo que fica na Avenida Comendador Franco, 871 ou encaminhar um e-mail para yamashita@japan.org.br.

Fonte: PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *