Crônica do Dia

kátia-muniz2Eu desejo

Por: Katia Muniz                                                                            katiacronicas@gmail.com

O que eu desejo às mulheres no dia 08 de março?

Especificamente, neste dia, espero que curtam cada momento, cada felicitação, cada chamego, cada agrado. Mas, em todos os outros dias do ano, eu desejo muito mais.

Para começar, que cada uma de nós se patrulhe menos.

Que essa obsessão por determinado padrão de beleza não nos escravize.

Que tenhamos autodomínio e bom senso na hora de avaliar os procedimentos estéticos e nos submetermos a eles. Acredite, na maioria das vezes, eles são desnecessários.

Que a gente não comprometa nosso orçamento com tantos cremes que prometem milagres.

Que a gente não sofra ao ver mulheres deslumbrantes em capas de revistas. Entendendo, de uma vez por todas, que elas não são tão deslumbrantes quando acordam, quando estão menstruadas, quando estão sem maquiagem, quando o cabelo está sem escova.

Que a gente use e abuse do protetor solar. Ele é o melhor antirrugas que existe. Experimente.

Que a gente entenda que os sinais do tempo chegam, que o corpo sofre mudanças com a idade, que envelhecer faz parte do processo.

Que a gente não encare o silicone como aliado e companheiro, ou como solução de nossos inúmeros problemas. Ele é capaz de preencher alguns espaços, nunca as nossas carências.

Que a gente compreenda que o photoshop pode nos esculpir em uma foto, mas que, diante do espelho, no dia a dia, o papo é outro.

Que a gente entenda que quem teve filho e desfila uma barriga sarada um mês depois pode, sim, ter cometido uma agressão grave contra o próprio corpo. Que a maioria das pobres mortais sofre para liquidar os quilos indesejáveis, quando consegue isso.

Que a gente possa comer sem exageros.

Que a gente não precise se render a modismos que não nos cabem bem.

E que, por fim, a gente encontre o equilíbrio entre o que é a vaidade saudável e o exagero descomedido, que a gente se deslumbre, se goste, se aceite e faça as pazes com o espelho em todos os outros dias e meses do ano.

Publicada no jornal Diário do Comércio, no último dia 06 de março.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *