Expectativa para o concurso para área de saúde em Paranaguá

Serão 252 vagas, a maior parte delas para agentes comunitários de saúde, além de técnicos de enfermagem, enfermeiros médicos e supervisores.

15316O prefeito Edison Kersten assinou recentemente o contrato com a Faepesul (Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Extensão da Unisul), que vai realizar o concurso para 252 profissionais que atuarão no Estratégia Saúde da Família (ESF) de Paranaguá. As discussões de detalhes para o certame estão adiantadas e têm participação direta de representantes de agentes comunitários de saúde, que terão o maior contingente nas contratações. O lançamento do concurso vai acontecer em breve.

Serão contratados 252 profissionais ao todo, sendo 198 agentes comunitários de saúde (158 para iniciar o trabalho imediatamente e 40 para cadastro de reserva), além de 20 técnicos de enfermagem, 20 enfermeiros, 12 médicos e 2 supervisores (cadastro de reserva). A contratação por meio de concurso público se dá porque atualmente as equipes do ESF que atuam na cidade trabalham com contrato temporário.

Participaram da cerimônia de assinatura do contrato o vereador Arnaldo Maranhão, que iniciou as tratativas para que o concurso ocorresse e tem defendido os interesses também dos atuais agentes comunitários de saúde. “É uma grande conquista. Agradeço ao prefeito Edison por ter sido sensível a essa causa, que levamos há alguns meses. Isso é muito importante para nossa cidade, já que o ESF realiza um importante trabalho para nossa cidade”, destacou o vereador.

O pedido para contratação da empresa para realizar o concurso foi feito pela secretária municipal de Saúde, Terezinha Flenik Kersten. A realização do concurso é uma promessa do prefeito Edison junto à categoria de agentes comunitários de saúde. “Temos a necessidade de regularizar essa situação dos agentes, com atuação do nosso vereador Arnaldo Maranhão e da Secretaria Municipal de Saúde. O ESF é um serviço muito importante para nossa cidade”, destacou o prefeito.

O prefeito Edison garantiu ainda que o salário-base dos agentes comunitários de saúde será o piso nacional da categoria, de R$ 1.014,00. E lembrou que autorizou o pagamento da insalubridade dos agentes, que não vinha sendo paga desde a gestão anterior. O pagamento vem sendo feito desde o ano passado.

Vale lembrar que a empresa Faepesul tem bastante experiência no setor de concursos. Já realizou mais de 40, em municípios de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e também Paraná, além de órgãos federais e estaduais. Alguns deles com grande número de participantes, como cerca de 10 mil candidatos.

Fonte pmp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *