Meta da Secretaria de Saúde é vacinar mais de 35 mil pessoas contra a gripe

Entre os grupos que devem receber vacinação estão crianças de seis meses a menos de 5 anos, profissionais de saúde, gestantes, mulheres que acabaram de ganhar bebê, doentes crônicos e ainda pessoas com mais de 60 anos.

6.1- gripeComeçou nesta segunda-feira (dia 4) a vacinação contra a gripe, que seguirá até 22 de maio. Em Paranaguá, para ficar protegido contra a doença, devem procurar as unidades básicas de saúde quem pertencer ao grupo prioritário, ou seja, quem tem mais chances de desenvolver complicações da doença. A vacina é contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

As unidades básicas de saúde têm as vacinas disponíveis, com horários definidos pela própria equipe do posto, exceto as que funcionam 24 horas. Além das unidades básicas de saúde também estão sendo disponibilizadas vacinas no Terminal Rodoviário Urbano. Um grupo de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde está aplicando doses no local das 8h às 16h30 para quem utiliza o sistema de transporte coletivo.

De acordo com o Departamento de Epidemiologia, da Secretaria Municipal de Saúde, a meta é vacinar 35.292 pessoas. Serão 3.594 crianças de seis meses a menos de 2 anos, 6.738 com idade entre 2 e 4 anos, 2.121 trabalhadores da área de saúde, 1.797 gestantes, 295 puerperas (mulheres até 45 dias após o parto), 12.722 idosos com mais de 60 anos e 7.956 doentes crônicos.

Classificam-se como doentes crônicos pacientes com problemas cardíacos, doentes renais crônicos, pessoas com trissomia (com síndromes como a de Down) e diabéticos, por exemplo.

Já foram disponibilizadas 12 mil doses de vacinas para Paranaguá. “O restante deve chegar nos próximos dias. O Ministério da Saúde encaminha para a Secretaria de Estado, que nos repassa. Nossa meta é vacinar 80% da população escolhida, a exemplo do que tivemos no ano passado”, explica Luciane.

No próximo sábado (dia 9) acontecerá o que os profissionais de saúde chamam de Dia D da vacinação contra a gripe. Está programada uma carreata pelas principais ruas da cidade para chamar a atenção dos grupos que precisam ser imunizados.

A dona de casa Tereza Moreira dos Santos, 60 anos, que mora na Colônia Maria Luíza, aproveitou que profissionais de saúde estavam aplicando vacina no Terminal Rodoviário Urbano na manhã desta segunda-feira. Com diabetes, ela é imunizada há vários anos. “Fico atenta querendo saber quando começa a vacinação, porque estar vacinada é muito bom. Até tive gripe desde que comecei a tomar, mas nunca mais foi forte”, explicou a idosa, que também incentiva os amigos com a mesma faixa etária a se protegerem contra a doença.

Fonte: Prefeitura de Paranaguá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *