Biometria vai atualizar eleitorado e evitar fraudes em Paranaguá

Recadastramento dos eleitores prepara eleição por urna biométrica na próxima eleição

3.1- biometriaO desembargador  Jucimar Novochadlo assumiu a Justiça Eleitoral em fevereiro neste ano com o objetivo de estender a biometria em outras regiões do Paraná, incluindo o município de Paranaguá.

A vinda dele para Paranaguá aconteceu ontem para acompanhar o recadastramento do prefeito de Paranaguá, Edison Kersten, assim como para assinatura do Termo  de Convênio entre a Justiça Eleitoral e a Prefeitura de Paranaguá.

O convênio possibilita o aumento no número de atendentes para fazer a identificação biométrica com a liberação de estagiários. Além disso, por meio da secretaria de Obras da Prefeitura, houve a montagem de mesas, sistema elétrico, para a chegada de novos kits biométricos para melhorar o atendimento.

Hoje, há apenas cinco guichês para atender uma média de 130 pessoas por dia. “Houve atraso na entrega de número maior de kits biométricos por parte do Tribunal Superior Eleitoral”, informou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Jucimar Novochadlo.

3.1- assinando“Estou aqui para fazer este agradecimento à Prefeitura”, destacou o presidente do TRE numa apresentação no Cartório Eleitoral de Paranaguá, na manhã de ontem.

Segundo Jucimar, o objetivo é triplicar o número de guichês de atendimento na próxima semana.

Litoral

Quando assumiu a presidência do TRE, o objetivo era estender para outras cidades do Litoral. Questionado pela reportagem do DC, o presidente explicou que existe uma limitação técnica. “Precisamos do apoio dos prefeitos nas demais cidades, pois a Justiça Eleitoral, só tem dois funcionários em cada Cartório. Em Paranaguá, conseguimos 16 estagiários”, adiantou o presidente Jucimar.

Com a parceria e o atendimento ao público, será possível verificar uma diferença no número de eleitores. O último recadastramento resultou em 103.400 eleitores em Paranaguá.

Segundo o Juiz da 5a Zona Eleitoral e Coordenador da Revisão Biométrica em Paranaguá, Walter Ligeiri Júnior, o recadastramento faz uma revisão dos eleitores. “E a biometria vai evitar fraudes

Agradecemos ao Prefeito Edison, pois tem sido muito solícito, assim como ajuda do Poder Legislativo, também”, destacou o coordenador da Revisão Biométrica.

Ele adiantou que houve atraso no envio de computadores e equipamentos pelo TSE, mas o objetivo é  normalizar o atendimento com os novos equipamentos que devem chegar nos próximos dias.

Atualmente, 130 pessoas são atendidas, mas Dr. Walter acredita que haverá dias com 600 a 700 atendimentos.

“A biometria é sinônimo de segurança e não haverá possibilidade de fraude com relação a identidade do eleitor”, enfatizou.

Nestas duas semanas, em torno de 1.000 pessoas que foram atendidas. E o trabalho deve seguir pelos próximos três meses.

Serviço

O cartório atende das 9h às 18h, na rua Odilon Mader, 499.

O eleitor deve estar munido de identidade, CPF, e comprovante de residência. Os documentos devem ser originais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *