Licitação do telhado da estação ferroviária acontece hoje (7)

Abertura do processo licitatório acontecerá a partir das 9h, na Prefeitura de Paranaguá

20274214371_eae5b64b97_zUm dos processos mais esperados, especialmente, por aqueles que querem um patrimônio histórico bem cuidado, acontece hoje.

Às 9h, será aberta a licitação para definição da empresa que deverá sair vencedora e terá a incumbência de recuperar o telhado da Estação Ferroviária.

Com o telhado pronto, será possível passar para outra etapa que é a revitalização do prédio.

A Estação Ferroviária de Paranaguá é o ponto inicial da Estrada de Ferro Paranaguá – Curitiba. Obra iniciada no dia 05 de junho de 1880, na presença de imperador D. Pedro II e da Imperatriz do Brasil.
Foi inaugurada em 1885, pela Princesa Isabel. Reconhecidamente uma das maiores obras de engenharia ferroviária do mundo. Em seu trajeto para vencer a Serra do Mar e chegar ao planalto serpenteia abismos e penhascos.
Foi concluída por Teixeira Soares, jovem engenheiro brasileiro, com apenas 33 anos de idade, depois que seu construtor, Giusepe Ferrucini, desistiu da obra no Km 45, julgando-a impossível de ser construída. Está localizada na Avenida Arthur de Abreu.

No ano passado, o telhado desabou, e as críticas foram inevitáveis.

Críticas e preocupações tomaram conta de professores de história da cidade, de engenheiros e arquitetos, enfim, representantes diversos da sociedade civil organizada que, nas redes sociais fez registro da indignação com o atual estado do prédio.

Em recente evento, o prefeito de Paranaguá, desabafou sobre o assunto, reclamando que as críticas eram injustas quando diziam que a Prefeitura não estava fazendo nada. “A prefeitura não se omitiu”, enfatizou Kersten.

Agora fica a expectativa para que o processo seja realizado no tempo certo, sem prolongamentos desnecessários.

Maquete

A maquete que ilustra a matéria ganhou o primeiro lugar na modalidade de maquetes na Olimpíada Cultural Parnanguara. A maquete foi feita por alunos da Escola Municipal Arminda de Souza Pereira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *