5 dicas para manter a saúde financeira em dia

10-dicas-para-economizar-dinheiroCrise, recessão, economia em baixa, preços em alta… Tudo isso explica porque o mês sempre dura muito mais que o dinheiro? O consultor e especialista em Finanças Pessoais e Engenharia Econômica, Altemir Farinhas, reuniu 5 dicas para provar que é possível fazer o dinheiro durar mais e até sobrar para fazer aquela viagem, comprar um carro ou qualquer outro sonho futuro.

Confira:

1 – Use o cartão de crédito com sabedoria

O cartão de crédito pode ser uma ótima ferramenta ou um péssimo companheiro, depende de como você usar. É preciso ter consciência de que ele não é mais uma fonte de renda e que a fatura cobra juros altos se não for paga em dia. Com isso em mente, o crédito tem suas vantagens sim. A fatura é uma boa maneira de controle dos gastos e os pontos ou milhas acumulados podem ajudar naquela viagem tão sonhada. Sabendo usar, as vantagens estarão a seu favor.

2 – Guarde para contratempos

Não é pessimismo, é prevenção. É importante sempre ter um capital guardado para caso algum problema aconteça, seja com você ou com alguém próximo. Se for um produto, você terá dinheiro para negociar a vista e conseguir a melhor condição possível. Se for um serviço, ou um acidente, você terá uma preocupação a menos, pois essa garantia é uma tranquilidade em momentos de caos. No melhor das hipóteses, esse investimento pode render uma boa viagem, com memórias que não têm preço.

3 –Investimentos diferentes para objetivos diferentes

Poupar é importante, mas melhor ainda é ter uma meta para o seu dinheiro. Seja uma viagem especial ou um curso que você sempre quis fazer, esse sonho merece um investimento à parte, para que você consiga mensurar o progresso e se planejar com mais facilidade. Além disso, com o dinheiro reservado especialmente para isso, a realização do projeto será sem culpa ou dívidas e na volta você terá apenas as fotografias e boas memórias, e não parcelas para pagar.

4 – Nunca é cedo demais para pensar no futuro

Reservar uma parcela dos ganhos para a aposentadoria ou um plano a médio prazo é sempre uma boa recomendação. Um plano de previdência privada pede um investimento pequeno a cada mês e que lá na frente pode fazer a diferença para o seu futuro. O mesmo vale para aquele curso de pós-graduação ou especialização que você planeja fazer. Guardar um dinheiro à parte para isso, garante a realização de metas e também da sua evolução profissional e pessoal.

5 – Invista em você mesmo

Vamos ser honestos, a vida não é só estudo e trabalho e dinheiro não serve apenas para ficar no banco. O que você ganha deve servir também como uma recompensa pelo seu esforço e investir em você mesmo é realizador e motivador. Então, ir à academia, praticar um esporte, comprar uma roupa nova ou sair para jantar faz parte do ciclo virtuoso que é o seu desenvolvimento pessoal e financeiro. Só não exagere, é claro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *