img_1_27_6182Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada hoje (25) no Diário Oficial da União determina a apreensão e a inutilização do Lote 1704 do medicamento genérico succinato sódico de cloranfenicol 1grama, pó liófilo para solução injetável intravenosa. O antibiótico é indicado para vários tipos de infecções causadas por bactérias.

De acordo com o texto, tanto o Lote 1704, fabricado em julho de 2013 e com validade até julho de 2015, quanto o Lote 1704, fabricado em julho de 2014 e com validade até julho de 2016, são desconhecidos pela empresa Novafarma Indústria Farmacêutica Ltda, que possui o registro do produto. “O lote citado é uma falsificação do medicamento, já que a empresa desconhece a existência do mesmo [lote]”, informou a Anvisa. A resolução entra em vigor na última segunda-feira (25).

Fonte: Agência Brasil


BBofm4pO MEC (Ministério da Educação) divulgou nesta segunda-feira (18) a lista de aprovados n primeira edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2016. O programa oferece 228 mil vagas em 131 instituições públicas de todo o Brasil. O resultado  pode ser consultado na internet.

Para descobrir se você passou no Sisu, entre no site do programa, digite seu login e senha (número de inscrição e senha do Enem 2015) e acesse seu Boletim de Acompanhamento.

Você também encontra a lista de aprovados nas instituições participantes do Sisu e na Central de Atendimento do MEC, pelo telefone 0800-616161.

Tem lista de espera no Sisu 2016?

Sim! Se você se inscreveu no Sisu 2016 e não passou na primeira chamada, não se desespere!

O Sisu tem lista de espera e com ela você ganha uma segunda chance de entrar na universidade pública usando a nota do Enem, sem precisar fazer o vestibular.

Fique atento às regras para participar da lista de espera do Sisu:

-O candidato precisa ter participado daquela edição do Sisu e não pode ter sido selecionado.

-A lista de espera não é automática. É necessário se cadastrar, manifestando o interesse de participar da lista, no site do Sisu.

-Você só pode participar da lista de espera por uma vaga no mesmo curso que marcou como primeira opção no processo regular.

-O período para se cadastrar na lista de espera da primeira edição do Sisu é de 18 a 29 de janeiro de 2016.

A partir de 4 de fevereiro, as instituições começam a convocar os candidatos que foram selecionados via lista de espera.


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu na última quinta-feira, 14, a distribuição e a venda dos lotes dos anti-inflamatórios diclofenaco, estolato de eritromicina e nimesulida da Prati Donaduzzi. A decisão foi tomada porque a empresa alterou o processo de produção dos três medicamentos sem prévia avaliação da agência reguladora, segundo informou a Agência Brasil.

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay

A Anvisa também determina que a empresa recolha o estoque existente no mercado e recomenda que quem tenha o produto em casa não faça uso.

Os lotes do diclofenaco sódico 50 mg suspensos são todos produzidos até dia 19 de outubro. Já o estolato de eritromicina 50 mg/mL suspensão oral e a nimesulida 50 mg/mL suspensão oral tiveram suspensos todos os lotes produzidos com irregularidade, sem especificação de data.

Procurada, a empresa Pratti Donaduzzi disse que as alterações feitas sem autorização da Anvisa visam à modernização dos processos produtivos e do parque fabril, com instalação de novos equipamentos com a mais alta tecnologia disponível no mercado mundial, segundo informou a Agência Brasil.

Em nota, a empresa afirma que seus produtos atendem os mais altos padrões de qualidade e eficácia na sua plenitude, “uma vez que as constatações pós-registro são de ordem documental”. A empresa diz que está tomando todas as medidas cabíveis para resolver a situação o mais breve possível.

Fonte: Agência Estado

img_1_27_1328A Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspendeu a fabricação, a distribuição, a divulgação e a comercialização de todos os produtos da empresa Lord Tech Cosméticos.

Segundo a agência reguladora, os produtos são fabricados por uma empresa desconhecida e distribuídos pela Lord Tech, que não tem autorização de funcionamento e está situada em local incerto. A Anvisa determinou ainda a apreensão e inutilização dos produtos da marca que ainda estão no mercado. As medidas saíram no Diário Oficial da União do último dia 7.

O condicionador Chá Verde Cabelos Oleosos Nutraactive, da Pétalas Cosméticos Indústria e Comércio, também teve fabricação, distribuição, divulgação e comercialização suspensos pela Anvisa.

Neste caso, segundo a agência reguladora, o fabricante havia pedido o cancelamento da autorização para fabricação do produto, porém, depois do cancelamento ainda produziu o condicionador. A determinação prevê, ainda, que a empresa promova o recolhimento do estoque existente no mercado.

Procuradas pela reportagem, nenhuma das empresas quis se manifestar.

Fonte: Agência Brasil


CYYsCR0WAAcrnz1Está com o tempo apertado, mas quer estudar? Algumas universidades brasileiras, como a USP (Universidade de Sâo Paulo) e a UnB (Universidade de Brasília), oferecerem cursos livres sobre os mais diversos assuntos. E DE GRAÇA. A vantagem dessa modalidade de ensino (EAD) é permitir que você faça o curso no seu ritmo e sem sair de casa. Confira a seguir a lista feita pelo UOL de boas aulas.

Acesse o link: http://educacao.uol.com.br/album/2015/12/16/veja-cursos-online-gratuitos-oferecidos-por-universidades-brasileiras.htm?cmpid=tw-uolnot


DPVAT-2016Se você está fazendo as contas de taxas e impostos que precisam ser pagos em janeiro, não esqueça de acrescentar o DPVAT, o seguro obrigatório dos veículos, na conta. A taxa é paga juntamente com a primeira parcela do IPVA e, no Paraná, começa a vencer no dia 21 de janeiro.

A cobrança do IPVA começa em 21 de janeiro, de acordo com o calendário divulgado pela Secretaria da Fazenda no início de dezembro. Os carnês estão sendo entregues e quem decidir pagar à vista terá 3% de desconto. Também é possível pagar o tributo em três parcelas. Para saber o valor do imposto, é preciso calcular 3,5% sobre o valor venal da tabela que está à disposição neste link.

O pagamento do DPVAT vence junto com a primeira parcela do IPVA, mas seu boleto não é enviado pelo correio. O contribuinte precisa acessar o site do Seguro DPVAT e seguir as orientações para gerar a guia de pagamento. É preciso informar o número do Renavam do veículo. O valor para veículos de passeio é de R$ 105,65 e não é possível parcelá-lo.


img_1_39_37A presidente Dilma Rousseff sancionou a Medida Provisória 690, que dispõe sobre a incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre bebidas quentes, como vinho e destilados. Convertida agora na Lei 13.241, publicada em edição extra do Diário Oficial da União que circula na sexta-feira (1º), a MP foi sancionada com sete vetos.

A proposta aprovada pelo Congresso aumenta a tributação sobre essas bebidas quentes e acaba com a isenção do PIS/Pasep e da Cofins concedida a produtos eletrônicos, aumentando também a tributação a computadores, smartphones, roteadores e tablets.

Na prática, será cobrado um valor porcentual sobre o valor do produto na saída da indústria. As alíquotas vão variar de 10% a 30%, dependendo do tipo de bebida. Os porcentuais foram definidos por decreto já editado pelo governo. No caso da industrialização por encomenda, quando uma empresa produz a bebida para outra, o IPI será cobrado tanto na saída da empresa que produziu como na da que encomendou.

No caso dos produtos de informática, a lei revoga legislação anterior que isenta os produtos de informática do pagamento da contribuição do PIS/Pasep e da Cofins nas vendas do varejo. O estímulo integrava o Programa de Inclusão Digital, criado para ampliar a produção nacional de equipamentos de informática em 2005.

Fonte: Agência Estado


img_1_27_7528Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada no dia 30 de dezembro, no Diário Oficial da União determina a suspensão da fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e do uso do medicamento Natu Diet com a seguinte composição: sene, gelatina, cáscara sagrada, espirulino, cavalinha, espinheira santa, fucus e carquejo doce.

De acordo com o texto, foi constatada a existência de propaganda irregular do medicamento veiculada no endereço eletrônico: www.natu.diet e www.comprenatudiet.com.br, com as seguintes alegações terapêuticas: reduz apetite, acelera o metabolismo, elimina gordura localizada e diurético.

Ainda segundo a Anvisa, foi comprovada também a inexistência de registro do produto como medicamento e a ausência de identificação do fabricante no rótulo. A agência determinou a apreensão e inutilização de todas unidades do produto encontradas no mercado.

Fonte: Agência Brasil


salario-minimo-2016A presidente Dilma Rousseff assinou nesta terça-feira (29) o decreto que reajusta para R$ 880 o salário mínimo no país a partir de 1º de janeiro. O aumento é de 11,5%.

O decreto será publicado nesta quarta (30) no Diário Oficial da União. Em nota, o governo afirmou que dá continuidade à “política de valorização do salário mínimo, com impacto direto sobre cerca de 40 milhões de trabalhadores e aposentados, que atualmente recebem o piso nacional”.


9Os celulares do Paraná ganharão um novo dígito a partir de 2016. O 9 (nove) será acrescentado à esquerda da atual numeração a partir do dia 6 de novembro de 2016. A mudança consta no Diário Oficial da União.

De acordo com a publicação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a alteração valerá para todos os DDDs do estado, do 41 ao 49. Também terão o número adicional os celulares registrados no Acre, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Tocantins e Distrito Federal (DDD 61 ao 69), a partir de 29 de maio do próximo ano. No Rio Grande do Sul, nas áreas correspondentes ao 51, 53, 54, 55, a alteração ocorrerá juntamente com o Paraná.

Com o acréscimo, os números terão o seguinte formato 9xxxx-xxxx. A Anatel ainda informa que as operadoras completarão as ligações feitas com oito dígitos por determinado tempo – ainda não estabelecido – até que os usuários se adaptem completamente. Os clientes também receberão mensagens com orientações sobre a nova forma de discagem. Após esse período, as chamadas com oito dígitos não serão mais concluídas.

A Anatel ainda lembra que a numeração de telefones fixos das áreas mencionadas não sofrerão alteração, permanecendo com oito dígitos.



vermelho {limão}