Vereadores pedem reabertura imediata de acesso no Emboguaçu

Legislativo quer saber quantos acidentes ocorreram, de fato, naquele trecho

AkEPwvAdAEfojhCTXuev4_hG_s3hUthqYm8lQ00B5J0TEm votação unânime, a Câmara Municipal de Paranaguá aprovou na sessão da última terça-feira (20) requerimento apresentado pelos vereadores Adalberto Araújo (REDE), Adriano Ramos (REDE) e Arnaldo Maranhão (PSB) em que solicitam informações às Superintendências Regionais do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT e da Polícia Rodoviária Federal no Estado do Paraná, sobre o recente fechamento de acesso em via pública sob jurisdição da União. A proposição recebeu apoio e assinatura de todos os parlamentares antes mesmo de ir à votação.

Os vereadores pedem os dados estatísticos oficiais nos últimos 10 (dez) anos sobre acidentes de trânsito ocorridos na BR 277 (ou Av. Ayrton Senna) esquina com rua Sezinando Benkendorf, em Paranaguá, haja vista o desencontro de informações acerca da motivação para fechamento do tráfego no local (justifica-se o “grande número de acidentes” mas os moradores alegam não recordar de fatos dessa natureza nos últimos anos).

O requerimento solicita ainda informação sobre a possibilidade de promover a imediata reabertura e adequada sinalização do acesso, inclusive com instalação de semáforo, se for o caso, até redefinição e conclusão de obra definitiva no local, mediante consulta aos moradores afetados. No mesmo sentido, ainda, informar a possibilidade legal dos órgãos responsáveis autorizarem o Município a destacar guarda civil municipal para monitorar o tráfego até resolução do impasse, conferindo maior segurança no local.

Com a aprovação, cópias do pedido serão enviadas à prefeitura e secretarias municipais de Obras e de Segurança Pública, para ciência e eventuais providências nas esferas de suas competências, inclusive quanto ao endosso do pedido ora formulado em nome da população e com apoio do Parlamento. O requerimento deve ser encaminhado pessoalmente através de uma comitiva composta de vereadores e representantes dos moradores, nas sedes daqueles órgãos, em Curitiba.

Justificativa

O fechamento do acesso surpreendeu a todos os moradores e condutores que necessitam fazer aquela travessia regularmente, trazendo prejuízos inclusive para pedestres, ante ausência de guia rebaixada. Dizem em nenhum momento terem sido ao menos informados sobre um possível fechamento da via.

A obra acabou isolando os habitantes dos bairros Vila Nova Primavera, Emboguaçu, Vila do Povo e outros, que foram obrigados a refazer percurso muito maior e mais acidentado geograficamente diante da ausência de obras de infraestrutura. Os mesmos ponderam ainda, com razoabilidade, que o risco de que uma emergência médica ou a cargo do Corpo de Bombeiros possa deixar de ser atendida a tempo é maior do que de um eventual acidente no local.

Da Assessoria de Imprensa do Vereador Adalberto Araújo

2 pensou em “Vereadores pedem reabertura imediata de acesso no Emboguaçu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *