Copel vence leilão da Usina Parigot de Souza

unnamed

Presidente da Copel, Luiz Fernando Vianna

A Copel venceu o leilão da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na quarta-feira (25) e vai continuar operando a Usina Hidrelétrica Governador Parigot de Souza (GPS), em Antonina. O leilão foi na sede da Bovespa, em São Paulo.

A Copel vai continuar operando a usina por um contrato de concessão de mais 30 anos. Parigot de Souza foi construída pela Copel na década de 60 e teve seu primeiro contrato expirado em julho último, por isso foi a leilão.

“Esta vitória mostra o acerto de nossa estratégia, de não ter aceitado a renovação antecipada oferecida pelo Governo Federal em 2012 e que não era uma boa proposta para a Copel. Tínhamos confiança que seríamos imbatíveis no leilão”, afirmou o presidente da Copel, Luiz Fernando Vianna.

A reconquista da usina GPS teve um gosto especial para a Copel. A unidade, que entrou em operação em 1971 com o nome de Capivari-Cachoeira, lançou a Copel e o Paraná no rol dos grandes projetos hidrelétricos. Com barragem de 370 m de comprimento e 74 m de altura, as águas, represadas no Rio Capivari, foram desviadas para o rio Cachoeira, com um desnível de 740 m, e conduzidas por incríveis 15 km de um túnel subterrâneo que atravessa nada mais nada menos do que a Serra do Mar.

A usina ainda foi responsável por dois recordes na época: maior avanço médio mensal em escavação subterrânea em obras do gênero e maior volume de concretagem mensal no interior de túneis. Atualmente, a usina possui potência de 260 MW, energia suficiente para atender 750 mil pessoas. “Historicamente, é uma obra que contribuiu de modo determinante como propulsora para o desenvolvimento e o crescimento do Paraná e abria caminhos para uma geração de grandes usinas”, disse Sérgio Lamy, presidente da Copel Geração e Transmissão, subsidiária da Copel que opera a usina.
(foto: Bruno Covello)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *