Exposição Guenzai será aberta no dia 7, na Casa da Cultura Monsenhor Celso

Projeto faz parte das propostas selecionadas no primeiro edital da Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá

Exposição será aberta na Casa da Cultura Monsenhor Celso

Exposição será aberta na Casa da Cultura Monsenhor Celso

A Fundação Municipal de Cultura realiza a exposição Guenzai. A abertura da exposição acontecerá no próximo dia 7 de novembro, às 10h, na Casa da Cultura Monsenhor Celso.

“Guenzai” trata-se de uma exposição de arte contemporânea com treze artistas que trabalham nas mais diversas linguagens artísticas tais como a pintura, fotografia, cerâmica, poesia, intervenção, instalação, zine e desenho. Essa exposição de artistas nikkeis, no espaço Casa da Cultura “Monsenhor Celso”, Paranaguá, tem como ponto de intersecção, poéticas individuais que estão conectadas pela influência da cultura oriental, já que esses artistas paranaenses possuem laços sanguíneos com o Japão. Uma visão da arte com a conexão da cultura de origem dos artistas.

A Exposição Guenzai foi uma das propostas selecionada no primeiro Edital da Fundação Municipal de Cultura de Paranaguá “Nelson de Freitas Barbosa” – FUMCUL.

“Buscamos contemplar projetos com tendências contemporâneas em suas mais variadas modalidades de manifestação que resultassem em obras inéditas para apresentação pública, que também estabelecessem um diálogo com a educação, a democratização da cultura e a promoção do acesso aos bens culturais”, destacou a presidente da Fumcul, Maria Angélica Lobo Leomil.

O projeto Guenzai será apresentado no ano em que comemora-se os 120 anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre o Brasil e o Japão. Sendo assim, uma oportunidade para a integração dos artistas locais, como um grupo de importantes artistas da comunidade nipo-brasileira, que durante o período da exposição ofertarão cinco oficinas de formação artística.

Os artistas

Obra de Akiko Mileo

Obra de Akiko Mileo

O encontro destes artistas da terceira geração, como Akiko Mileo, Celso Setogutte, Claudine Watanabe, Elisa Gunzi, Eliza Maruyama, Erica Kaminishi, Julia Ishida, Mai Fujimoto, Marília Kubota, Noemi Tamura, Rute Yumi, Sandra HIromoto e Sayuri Kashimura promovem uma discussão com diferentes linguagens artísticas que muitas vezes utilizam técnicas milenares (como a cerâmica) ao mesmo tempo em que preservam um diálogo com a contemporaneidade.

O evento faz parte do projeto aprovado pela Lei 1973/96 de Incentivo Fiscal para a Cultura no Município de Paranaguá.

A curadoria da exposição é de Julia Ishida.

Oficinas
Haverá, também, oficinas nos dias 14, 21 e 27 de novembro e no dia 09 de novembro, também acontece a palestra com Elisa Gunzi, sobre Arte Contemporânea para a trajetória das Artes Visuais. As inscrições para a palestra podem ser feitas na Casa de Cultura Monsenhor Celso.
Dia 14, sábado, 9h às 13h- Rute Onnoda- Artes em Nanquim
Dia 21, sábado, 9h às 13h- Eliza Maruyama- Cerâmica
Dia 21, sábado, 9h às 13h- Marília Kubota- Haiquase
Dia 27, sexta, 13h30 às 16h30- Mai Fujimoto- Wabi-Sabi.
A exposição permanecerá até 30 de janeiro de 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *