Livro e exposição retratam paisagem litorânea paranaense

Solar do Rosário lançou “Marinhas – Artistas que retratam o mar”

Arte de Sofia Diminski

Arte de Sofia Diminski

As paisagens litorâneas do estado são a inspiração para o livro “Marinhas – artistas que retratam o mar”, que o Solar do Rosário Arte e Cultura lançou no último dia 6 de dezembro. O evento no espaço cultural, localizado no São Francisco, tem obras dos seis artistas plásticos e dos três fotógrafos cujas obras compõem a publicação. São eles: Cristina Strapação, Fernando Calderari, Gert Fabiano, João Osório Brzezinski, Leon Bosko, Nego Miranda, Sofia Dyminski, Wilson de Andrade e Silva e Zig Koch. Em telas e em fotos, estes criadores reuniram imagens de praias, baías, rios e outros cenários de grande beleza, bem como seus habitantes e vegetação.

O projeto surgiu da intenção de fazer o artista carregar o mar, suas belezas, paisagens e poesias ao público. Mais do que um registro documental, os criadores soltam a imaginação para fazer novas leituras e interpretações da natureza registrada. Há também um apelo de denúncia contra as agressões que o homem causa à natureza, traduzida no desmatamento e poluição. O livro conta com textos em quatro línguas: português, inglês, francês e neerlandês.

Gert Fabiano

Gert Fabiano

A curadora da obra é Regina Casillo, fundadora e diretora do Solar do Rosário. Sobre as riquezas do Litoral paranaense, ela aponta: “são tantas as falésias, lagoas, dunas, restingas e mangues repletos de pulsante vida marinha de grande encanto”. O próprio nome do estado remete a hidrografia local, como lembra Regina. “Confundidos pelas águas do grande rio, os índios tupis batizaram o Estado do Paraná– ‘paránã’ –, que significa, para alguns, ‘semelhante ao mar’, para outros, ‘braço de rio parecido com o mar’, e para outros ainda ‘o grande mar redondo’”.

Nos seus 98 km de extensão, o Litoral paranaense guarda belezas e segredos, prossegue a curadora: “ele se agiganta se computarmos as reentrâncias, como as da baía de Paranaguá, que alcança 300 km quadrados de superfície”. Vistas como do Superagui, Ilha do Mel, Guaraqueçaba e Antonina são algumas das paisagens que ecoam pelos trabalhos dos artistas.

Serviço:

“Marinhas – artistas que retratam o mar” – Livro e exposição.

Galeria de Arte Solar do Rosário, com exposição das obras.

Horários de visitação: de segunda a sexta-feira, das 10h às 19h30, sábados e domingos, das 10h às 13h.

Em cartaz até 07 de fevereiro.

Local: Solar do Rosário

Endereço: Rua Duque de Caxias, 4 – Centro Historico – Curitiba – PR

Informações: (41) 3225-6232

www.solardorosario.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *