Meios de hospedagem da Ilha do Mel são atestados com Selo de Qualidade do Sebrae/PR

Cinco estabelecimentos passaram por consultorias e adequações para oferecer serviços turísticos de alto padrão; empresários garantem que agora estão mais preparados e fortalecidos para atender a alta demanda de turistas para os próximos anos

foto-ilha-do-melEm busca de qualidade e diferencial para seus estabelecimentos, empresários do setor de turismo da Ilha do Mel, concluem o programa de qualificação do Sebrae/ PR e conquistam o Selo de Qualidade no Turismo.

As pousadas A Ilha Verde, Astral da Ilha, Fim da Trilha, Treze Luas e Caraguatá receberam o documento que atesta que esses empreendimentos atingiram percentual acima de 80% nas análises de qualidade, com base nos critérios do Sistema Brasileiro de Classificação de Hotéis (SBClass), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Programa Alimentos Seguros (PAS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ).

“Ao longo de aproximadamente seis meses, essas empresas responderam uma série de questionários, análises e avaliações específicas para criar e executar um plano de ação e atingir os mais altos padrões de qualidade”, detalha o consultor do Sebrae/PR em Paranaguá, Gilberto Keserle. Segundo o consultor, como parte do diagnóstico, também foi aplicada a visita do ‘turista oculto’, em que um profissional não identificado esteve nas empresas para avaliar os serviços, desde a página de reservas até as instalações e o atendimento.

“O turista oculto trouxe um olhar turístico, em substituição ao nosso olhar já viciado”, afirma Guilherme Tizzot da Pousada Astral da Ilha. “Me senti bem porque o que ofereço é muito mais que uma cama e café da manhã. Quando penso nos produtos, pergunto o que minha família gostaria. Pode ser um gari ou um presidente de uma empresa, o tempo que passarem na pousada tem que ser especial”, enfatiza Guilherme.

As pousadas que conquistaram o Selo já são participantes de outros projetos turísticos do Sebrae/PR no Litoral, devido ao território ter como maior característica o foco no turismo de lazer. Os resultados e o reconhecimento técnico foram validados pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), entidade responsável pela avaliação das empresas no final do processo.

“O Selo me fez terminar algo que eu já havia começado, mas que nunca saía do lugar. Eu já tinha começado a escrever missão, valores, processos, e o Selo veio para acelerar. Tivemos 85% de pontuação e foi uma grande conquista”, conta Margareth Furtado, da Pousada Fim da Trilha. Já para Cristina Scheidt, proprietária da Pousada A Ilha Verde, o trabalho foi duro, mas a conquista simboliza uma vitória. “Receber o Selo é uma glória, mas o processo é longo. Quando entrei, achei que não fôssemos conseguir. Deu trabalho, mas foi muito legal.”

Todo o processo do Programa terá validade somente para o ano de 2016, o que significa que a empresa deverá estar em constante melhoria e monitoramento de qualidade para a obtenção do Selo nos próximos anos. As pousadas poderão utilizá-lo junto às suas marcas em materiais de publicidade, sites e na divulgação para clientes.

Continuidade em 2016

O Programa Selo de Qualidade no Turismo continua em 2016.  O próximo ciclo será lançado em abril e vai agregar mais elos da cadeia produtiva do turismo, como agências de turismo receptivo, organizadoras de eventos e transportadoras turísticas, concluindo os cinco segmentos que fazem parte do Turismo MICE, que é o foco de atuação das atividades de promoção do turismo do Sebrae/PR.

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