Município de Paranaguá foi autuado por não seguir protocolos no combate à dengue

Foto: Appa

Foto: Appa

O município de Paranaguá foi autuado pela Secretaria de Estado da Saúde por falhas na avaliação médica de pacientes com dengue. Desde fevereiro, a cidade está em estado emergência por conta da doença.

Com mais de 3.400 casos confirmados, e 19 mortes por conta da dengue, o município de Paranaguá, no litoral do estado, não tem cumprido as orientações de combate à doença. A falha levou a Secretaria de Estado da Saúde a autuar o município e exigir providências.

O diretor geral da Secretaria de Estado da Saúde, Sezifredo Paz, afirma que o problema atinge os chamados protocolos de “manejo clínico” que orientam o exame, o diagnóstico, e o tratamento de pacientes com dengue.

Até agora, dos 399 municípios do Paraná, 285 têm casos de dengue confirmados. Paranaguá lidera o número de mortes e confirmações da doença no estado.

A autuação exige que o município tome providências quanto às falhas apontadas. A Secretaria de Estado da Saúde deve disponibilizar mais médicos para ajudar a melhorar o atendimento em Paranaguá.

O último boletim divulgado pela secretaria informa que 40 municípios enfrentam epidemia de dengue. Já são mais de 18 mil casos confirmados, e 31 mortes por conta da doença desde agosto.

A reportagem da CBN tentou o contato com a prefeitura de Paranaguá, mas não recebeu retorno.

Repórter: Ana Krüger/ CBN Curitiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *