130 atletas de associações do Paraná participaram da 2ª Copa Litoral de Karatê

Seis associações do Paraná foram representadas e a Associação Vale do Tigre, de Paranaguá, ficou em primeiro lugar na classificação geral

8.2- karatê (1)O último final de semana em Paranaguá foi marcado pela realização da 2ª Copa Litoral de Karatê, promovida pela Associação Vale do Tigre de Karatê e pela Fundação Municipal de Esporte (Fundesportes).

De acordo com os organizadores, 130 atletas de seis associações do Paraná, participaram do evento divididos nas modalidades de kata e kumite e ainda por graduações, idade e peso.

O Ginásio de Esporte Albertina Salmon foi palco de ‘giaku’, ‘kimé’, ‘ippon kumitê’, ‘gueri’ e ainda de ‘kiai’ e ‘kihon’  (os significados das palavras podem ser conferidos na tabela abaixo).

Em primeiro lugar ficou a equipe Vale do Tigre com João, Vinícius e Luiz e no feminino com Laura Padovani, Laís Pereira e Manuela Balsalobre Izaías.

Ainda em primeiro lugar, divididos pelas categorias, foram classificados: Ariel de Carvalho e Silva, Gabriel Roderigues, Gean Batista, Isabela Balsalobre Izaías, Italo Stieglitz, Jhenifer Sassamori, João Lucas Barbosa, Jully Enny Feliz, Julya Rafaela,  Pedro Magalhães, Rafaela França Mesquisa, Rafaelly Padovani, Sarah Mesquisa, Suzan Parisotto, Suzi Kubiak, Valentina de Melo e Verônica de Melo.

Em segundo lugar classificaram-se os atletas: Cecilia Leal, Enzo Bansolin, Gabriel Rodreigues, Isabela Balsalobre Izaías, Jully Felix, Laís Pereira, Luiz Carlos Júnior, Luiz Gustavo de Oliveira, Marcos Kubiak, Pedro Magalhães, Rafaelly Padovani, Rodrigo Lemos, Victoria de Melo e Vinicius Ferreira. E em terceiro lugar, seguindo as diferentes categorias, foram classificados Anthony Corso, Ariel e Silva, Helena Kubiak, João Costa, Karin El Tassa, Luiz Carlos Júnior, Luiz Gustavo de Oliveira, Manuela Izaías, Suzan Parisotto, Verônica de Melo, Victoria de Melo e Vinícius Ferreira.

O professor da Associação da Karatê, Aníbal de Jesus, recebeu o troféu de primeiro lugar. “Estamos satisfeitos em promover a competição de uma modalidade que vem ganhando adeptos a cada ano”, destacou.

Repasse

As inscrições para o evento foram em forma de alimentos não perecíveis. Todo o alimento foi doado para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) que mantém a Escola Maria Nelly Picanço, no atendimento a crianças portadoras de necessidades especiais em Paranaguá.

“Agradecemos o apoio da comunidade e deste grupo que colaborou com uma ação de solidariedade, de compromisso com o próximo”, destacou a diretora da Escola, Cláudia Kossatz.

Golpes e seus significados:

Giaku golpe com a mão aposta à perna que está à frente
Kimé: união de força mental e física
Ippon kumitê: trabalho com o adversário, em um passo
Kiai: união da respiração com a voz, momento em que se liberta o máximo de força e velocidade
Kihon: trabalho de todas as técnicas de deslocação
Keri ou Gueri: chute

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *