Paranaguá: Adolescentes tentam arrombar escola para pegar pokémon

Caso aconteceu em Paranaguá e um jovem foi atropelado em Curitiba, entre outros casos no Brasil

normal_00111014_00Crianças e adolescentes parados em ruas, parques, praças ou escolas têm chamado a atenção de muitos adultos desavisados ou aqueles que já conhecem o novo aplicativo Pokémon Go.

A febre do novo aplicativo usado em smartphones foi lançado no dia 3 de agosto no Brasil e com isso já foram registrados muitos boletins policiais.

Em Paranaguá, a diretora do CAIC, no bairro Nilson Neves, Tirza Cunha Pires, divulgou na rede social facebook que seis adolescentes tentaram arrombar a porta de entrada do CAIC para pegar pokémon.

Com ajuda do guarda municipal, André Rodrigues, que estava de plantão, foram tomadas as providências necessárias.

Mas esse registro não pode se tornar comum.

Desde que o aplicativo foi lançado já foram registrados, até, os primeiros assaltos por causa do game. O jogo de realidade aumentada combina o uso do celular e lugares reais: você tem que andar pela cidade com o celular para capturar pokémons e obter acessórios.

Em Curitiba, um jovem foi atropelado enquanto jogava “Pokémon Go” e o Detran iniciou uma campanha para alertar motoristas e pedestres sobre os perigos de tentar capturar criaturas enquanto dirige ou atravessa a rua.

 Casos

Um jogador publicou no Facebook que teve o celular roubado na noite de quarta-feira (3) enquanto tentava capturar pokémons na Avenida Paulista, região central de São Paulo. O publicitário Hilário Júnior, de 32 anos, disse que foi assaltado por volta das 22h por um ladrão que estava em uma bicicleta. “Apesar de você ver o bicho numa realidade aumentada dentro do contexto da cidade, você se distrai para capturá-lo porque precisa olhar para a tela do seu celular”, disse ele.

Um estudante de 14 anos teve o celular roubado enquanto tentava capturar um pokémon no Centro de Vila Velha, no estado do Espírito Santo. No dia seguinte ao lançamento do game, por volta das 20h30, ele se abaixou para tentar encontrar o pokémon e foi abordado por um criminoso armado. “O rapaz levantou a camisa e mostrou a arma. O colega do meu filho se assustou e correu, mas meu filho acabou tendo que entregar o celular, um iPhone”, afirmou o pai do menino.

Detran-Paraná

“Usar o celular aumenta em até 400% o risco de acidentes de trânsito. Por isso, o Detran faz este alerta para os perigos deste novo jogo, que pode comprometer ainda mais a segurança viária, consequentemente aumentando os riscos de acidentes e mortes”, compartilha o diretor geral do Detran, Marcos Traad.

A multa para quem conduz um veículo manuseando aparelhos celulares irá passar de média para gravíssima em novembro deste ano. Desta forma, o condutor que jogar o Pokémon Go enquanto dirige poderá ser multado em R$ 293,47, além de ser penalizado com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Atualmente, a infração é considerada média, e o condutor que for flagrado pode pagar R$ 85,13 e receber quatro pontos na CNH. “Além do perigo de dirigir ao celular, o condutor também deve ficar atento a outras infrações, como estacionar em local proibido para pegar um pokémon ou parar em um viaduto, colocando a sua vida e a dos outros em risco”, comenta Traad.

PEDESTRES – Digitar, ler e falar ao celular enquanto caminha compromete a atenção do pedestre em até 80%. Segundo um estudo feito pelo Jornal PLOS, dos Estados Unidos, que é voltado para pesquisas de ciência e medicina, um indivíduo que faz uso do celular enquanto caminha tem dificuldade de andar em linha reta e sua velocidade é 20% a menos de um pedestre que não faz o uso do aparelho, enquanto percorre o trajeto.

Desatentos, os pedestres não escutam os sinais de alerta do trânsito, como buzinas, freadas e em alguns casos atravessam a rua sem olhar a sinalização. Os riscos dessas atitudes podem ser fatais, por isso é importante que o novo jogo seja realizado em lugares seguros.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *