Projeto de justiça e cidadania em Paranaguá recebe prêmio

Juíza da 3ª Vara Cível de Paranaguá, Mércia Deodato do Nascimento, ressaltou que projeto ‘Justiça e Cidadania’ de Paranaguá recebeu prêmio nacional Jus 21 na categoria “Cidadania e Inovação”

22040O projeto Justiça e Cidadania, aplicado em 10 escolas municipais de Paranaguá, recebeu o prêmio nacional Jus 21, na categoria “Cidadania e Inovação”.

22034Para comemorar o prêmio, centenas de alunos das escolas municipais Gabriel de Lara, Iná Xavier, Joaquim Tramujas e José de Anchieta participaram de apresentações artísticas no Teatro Rachel Costa.

O trabalho foi desenvolvido pela Justiça Estadual através da juíza da 3ª Vara Cível de Paranaguá, Dra. Mércia Deodato do Nascimento, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação da prefeitura.

O projeto “Justiça e Cidadania” possui alcance em todo o Brasil, através da Associação da Magistratura Brasileira (AMB), idealizadora da iniciativa. Inúmeras visitas à Prefeitura, ao gabinete do prefeito, ao Fórum de Justiça e à Câmara Municipal foram realizadas nos últimos meses, bem como palestras foram realizadas nas escolas municipais e cartilhas foram distribuídas para a rede municipal de ensino. O objetivo é conscientizar os alunos, que são cidadãos em formação, quanto aos seus direitos e deveres, conceitos básicos do sistema judiciário, respeito ao meio ambiente, entre outras áreas.

“O projeto em Paranaguá apresenta um foco diferenciado na área do meio ambiente, ressaltando que não existe cidadania se apenas observarmos o mundo de forma individualizada, disto surge a necessidade de respeito ao meio ambiente, que é coletivo, algo de todos. A educação é o caminho de tudo, destacou Dra. Mércia.

22046“É com grande prazer que a OAB participou do projeto nas escolas. Em todo o Paraná, o projeto é feito, mas em nenhuma comarca existe uma juíza tão envolvida como a Dra. Mércia, sem dúvida a iniciativa em Paranaguá é de destaque estadual”, ressalta o presidente da OAB, Dr. Nazareno Antonio Vilarinho Pioli Filho. Ainda de acordo com ele, a Ordem dos Advogados irá agendar uma visita dos alunos à sede da entidade em Paranaguá. “A semente deste projeto em Paranaguá sem dúvida irá aflorar, daqui sairão advogados, promotores, juízes, bem como cidadãos conscientes”, completa.

Alunas dão exemplo

O projeto “Justiça e Cidadania” vem despertando entre os alunos um maior senso de cidadania e de respeito ao meio ambiente, uma prova disso é a ação autônoma das alunas Mariane Nascimento Marques, de 11 anos, e Maísa Nascimento Carvalho, de 10 anos, da escola municipal José de Anchieta, que inicialmente decidiram coletar tampas de plástico que podiam acumular água e tornar-se criadouros do Aedes Aegypti na escola no intervalo de aula, porém passaram a coletar resíduos recicláveis junto com seus colegas.

“Como a gente estava aprendendo sobre o lixo e o meio ambiente, nós entendemos que devíamos fazer nossa parte. A gente conseguiu juntar ainda mais colegas pra nos ajudar. O nosso recado é para que as pessoas não joguem lixo nas ruas e não contaminem o meio ambiente”, acrescenta Mariane. “Começamos no final de agosto e continuamos até hoje. Nós nos inspiramos na cartilha do projeto, pra ajudar mais a escola”, finaliza Maísa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *