Corpo de Bombeiros comemora dia do Guarda-vida com atuação intensa em todos os postos do Litoral

Verão Paraná 2016/2017 Fotos: Soldado Guilherme Batalha.

Verão Paraná 2016/2017 Fotos: Soldado Guilherme Batalha.

No dia 28 de dezembro é comemorado o Dia do Guarda-Vida. A data não é oficial, mas foi escolhida para homenagear homens e mulheres que salvam vidas diariamente. No Litoral do estado o Corpo de Bombeiros do Paraná disponibilizou 89 postos de guarda-vidas para dar atendimento durante o “Verão Paraná 2016/2017”. Ao todo, são 661 profissionais para as mais diversas atividades de prevenção e perigo (644 bombeiros militares e 17 guardas-vidas civis), atuando na Costa Leste.
De acordo com o capitão Douglas Martim Konflanz, Comandante do Corpo de Bombeiros da Subárea de Matinhos, os guarda-vidas atuantes no “Verão Paraná 2016/2017” estão aptos para dar atendimento de qualidade e com agilidade para a população. “Todos os profissionais passaram por um treinamento específico antes da operação e no decorrer das atividades receberão instruções e também a preparação física para atuarem na temporada”, explica.
Segundo o capitão Douglas, que exerce há 13 anos a função de guarda-vidas, o profissional que atua nesta área trabalha diretamente com o resgate e precisa estar o tempo todo atendo para a movimentação das pessoas no meio aquático. “Nossa atividade é gratificante e nos traz prazer em poder a cada dia aperfeiçoar nosso serviço e salvar vidas”, destaca.
A função do guarda-vida é dar proteção para aquelas pessoas que vêm à procura de um banho seguro. Porém nossa orientação é para que o banhista, ao chegar na praia, visualize um ponto onde há um posto de guarda-vida com a presença deste profissional. Nesse local ela terá informações necessárias para ficar com tranquilidade, sem correr riscos”, conta o oficial do Corpo de Bombeiros.
O capitão Douglas também ressalta que os banhistas precisam perguntar ao guarda-vida qual o melhor ponto de banho. “Também ficamos atentos em retirar as pessoas daqueles locais onde há um risco associado, como corrente de retorno ou uma profundidade maior, por isso é essencial observar as placas de orientação”, disse.
VERÃO PARANÁ 2016/2017 – O Corpo de Bombeiros no Litoral do estado contará com equipes do 8º GB e com o apoio do efetivo de outros grupamentos. Os bombeiros militares atuam em toda atividade de Defesa Civil, combate a incêndios, atendimentos pré-hospitalares, vistorias preventivas, dente outras, além das ações de guarda-vidas. Os profissionais estão capacitados e passaram por treinamentos anteriores antes da operação.
Em suas atividades o Corpo de Bombeiros contará com embarcações, motos aquáticas, quadriciclos, caminhonetes e outras viaturas, além do helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) que ajuda na agilidade do salvamento e transporte das vítimas.

 

Soldado Guilherme Batalha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *