Sanepar lembra cliente, por SMS, que deve lavar a caixa de água no Litoral

caixa-dagua-1024x1024A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está enviando SMS aos clientes que possuem imóvel no Litoral do Paraná e que já cadastraram o número de celular. A mensagem orienta sobre a necessidade de, ao chegar na casa, a primeira providência é fazer a limpeza da caixa de água.

A água que ficou parada no reservatório domiciliar durante meses perdeu o cloro e pode causar problemas de saúde. “Se durante o banho, por exemplo, uma criança beber desta água pode ter diarreia”, explica o gerente da Sanepar no Litoral, Arilson Mendes. Após a limpeza da caixa, a água da Sanepar pode e deve ser consumida para todos os fins, inclusive para beber e preparar os alimentos.

LIMPEZA – A Sanepar recomenda que a limpeza seja feita antes do início da temporada. As pessoas que estiverem em veraneio em imóvel alugado devem exigir a garantia de que a caixa de água foi limpa. Se a imobiliária ou o proprietário não tiver feito, é mais seguro providenciar a limpeza, principalmente para quem tem crianças.

Limpar a caixa-d’água é muito fácil. Use um balde, 2 panos limpos, uma pazinha de plástico, uma esponja ou escova (não pode ser de aço) e água sanitária. Feche o registro de entrada ou amarre a boia da caixa. Esgote a água armazenada. Feche a saída com um tampão ou pano, tomando o cuidado de reservar um palmo de água na caixa. Lave as paredes e o fundo da caixa com a esponja ou escova. Abra a saída da caixa e uma torneira, de preferência a do tanque, para que escorra toda a água da lavagem. Com o auxílio da pá, dos panos e do balde, retire toda a água e os resíduos que ficaram no fundo. Abra o registro de entrada de água, encha a caixa até menos da metade. Feche novamente o registro e a saída da caixa d’água. Em seguida, adicione água sanitária conforme a tabela:

500 litros – 10colheres de sopa.

750 litros – 15 colheres de sopa.

1.000 litros – 20 colheres de sopa.

Lave novamente as paredes e o fundo da caixa-d’água. Abra a saída da caixa e todas as torneiras da casa, deixando toda a água da lavagem sair. Abra o registro de entrada. Quando a água limpa já estiver passando pelas torneiras, feche-as. Deixe a caixa encher. Observe se não há vazamento nas válvulas hidra e caixas de descarga.

Também é importante colocar um filtro (tela de náilon) na saída do cano extravasor ou cano-ladrão para evitar a entrada de insetos ou de pequenos animais na caixa-d’água. Geralmente, a saída desse cano está no lado de fora do telhado. Os panos que você já usou servem para limpar a tampa, que deve ser recolocada no lugar. Verifique se há boa vedação. Nunca utilize sabão, detergente ou outro produto de limpeza para lavar a caixa de água. Basta água e água sanitária.

As dicas sobre como fazer a limpeza da caixa-d’água estão disponíveis no site da Sanepar (www.sanepar.com.br). Vá na aba Clientes e acesse Guia do Cliente. As orientações estão nas páginas 14 a 16.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *