Unimed Paranaguá inaugura Centro de Oncologia

22549A Unimed Paranaguá deu mais um importante passo para cuidar da saúde da população.  Um espaço que servirá para atendimento oncológico foi inaugurado nesta quinta-feira, dia 1º. Neste momento inicial o serviço de oncologia do Hospital Paranaguá terá serviço de quimioterapia para 40 pacientes, segundo o presidente da Unimed, o médico Mário Percegona. A proposta é realizar até 80 atendimentos futuramente. 

22543O prefeito Edison Kersten fez contato com a Secretaria de Estado da Saúde e com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, para que o serviço oncológico do Hospital Paranaguá, seja credenciado pelo SUS.  Isso possibilitaria que não apenas pessoas que possuem plano de saúde possam ter quimioterapia e também cirurgias oncológicas na cidade, sem precisar subir a serra para se tratar em Curitiba, mas também quem procura a rede pública.

O atendimento oncológico em Paranaguá representa mais conforto aos pacientes em tratamento do câncer, inclusive para outras cidades do litoral. A quimioterapia tem como efeito colateral, na maioria das vezes, náuseas, vômitos e tonturas.

Quanto ao novo espaço de oncologia, segue as normas técnicas e sanitárias, tem 9 leitos, salas de apoio e farmácia de manipulação. Conta com equipe multidisciplinar, com médicos, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e farmacêuticos.

“Foi uma das nossas plataformas. Pensamos em dar uma contribuição com a população de Paranaguá. Vimos o sofrimento dessas famílias, que vão a Curitiba para fazer quimioterapia. É muito melhor trazer para cá, porque aqui está a casa dessas pessoas. Por isso a Unimed resolveu, em parceria com o Hospital Paranaguá, realizar esse empreendimento que estamos inaugurando. A partir da próxima segunda-feira já começamos os trabalhos”, relatou Percegona.

O oncologista clínico responsável pelo espaço, Evanius Garcia Virman, destacou a importância da descentralização do serviço e relatou que os próximos passos serão a estrutura maior. “No futuro queremos atendimento completo, com especialidades cirúrgicas. Já tem esse grupo de profissionais que dá o suporte na área de nutrição, psicológica, de enfermagem e farmacêutico, todos focados na atenção oncológica quimioterápica. Mas a intenção é poder realizar cirurgias e consultas”, destacou Virman.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *