Pontal do Paraná: Moradores criam campanha positiva

Mones-2bAlagamentos frequentes, crescimento desordenado, desemprego, trânsito, insegurança e falta de investimentos em turismo e infraestrutura. Estes são apenas alguns dos problemas elencados por moradores de Pontal do Paraná, município do litoral paranaense com uma população de pouco mais de 24 mil habitantes. Além de representar um transtorno para turistas que visitam seus balneários, tais problemas preocupam quem vive em Pontal. “Mesmo com bons resultados durante a temporada, não conseguimos sobreviver com dignidade. Precisamos de mais investimentos para receber melhor os veranistas, atrair moradores e oferecer qualidade de vida e um futuro melhor para os pontalenses”, explica Gilberto Espinosa, presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Pontal do Paraná – a Aciapar, e morador de Pontal há 22 anos.

Em parceria com a entidade, moradores e comerciantes do município se uniram e criaram a campanha “Quem é de Pontal sabe que é bom”, a fim de reivindicar melhorias e soluções que proporcionem o desenvolvimento local. “Estamos vivendo uma situação crítica, afastando turistas e investidores. Temos que apoiar o desenvolvimento, desafogar o tráfego e trazer mais segurança e modernização para Pontal”, diz o empresário Luiz Carlos Mansur. Uma das primeiras “lutas” do grupo é pela aprovação da construção da nova faixa de infraestrutura entre a PR-407 (Rodovia Alexandra-Matinhos) e a Ponta do Poço – cuja próxima audiência pública está marcada para o dia 10 de março.

Segundo moradores, a estrada vai permitir a vinda de novos investimentos, melhorar a acessibilidade para a população local e turistas, diminuir o número de acidentes, além de frear a ocupação desordenada da região. “Esta faixa vai mudar o perfil de todo o município, trazendo desenvolvimento e oportunidades de emprego. A nova estrada é a espinha dorsal de Pontal do Paraná no que diz respeito à melhorias para o comércio, segurança, educação e saúde”, aposta o comerciante Walter Cavalcanti.

O grupo ainda realiza reuniões periódicas para discutir assuntos como limpeza urbana, receita do município, falta de pavimentação, marginalidade, entre outros. “Infelizmente, muitos parecem gostar da situação de pobreza, de falta de cultura, de recursos e de desorganização existente hoje em Pontal. Muitas ONGs e estudantes – que depois vão embora, nos deixando com ainda mais problemas – são contra tudo e jamais apresentaram soluções. É possível sim aliar desenvolvimento à preservação ambiental. É possível sim termos um crescimento ordenado, desde que o município se organize, que o poder público tenha boa vontade e competência. O que não se pode é condenar uma população a viver contando trocados ou atrasando contas”, desabafa a dentista Luciane Novisk.

Números – Pontal do Paraná

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – IDHM: 0,738

Incidência da pobreza: 46,10%

Produto Interno Bruto – PIB per capita: 14.343,81 reais

Renda média domiciliar per capita: R$ 772,19

 Fonte – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Um comentário em “Pontal do Paraná: Moradores criam campanha positiva

  1. É possível sim aliar desenvolvimento à preservação ambiental. É possível sim termos um crescimento ordenado,

    O PROBLEMA É:

    desde que o município se organize, que o poder público tenha boa vontade e competência.

    Poderia indicar a fonte para custear a construção apenas da rodovia?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *