Abandonar animais é crime

Até denúncias falsas foram registradas pela equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Paranaguá

dog-245352_960_720A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente tem canil e gatil para vítimas de maus tratos, atropelamentos ou de abandono. Com o atendimento veterinário realizado, estes animais são recuperados, porém, a equipe que atua no atendimento a animais faz um alerta à população: abandonar animais é crime.E este crime tem sido praticado nos finais de semana ou no período noturno quando as pessoas deixam animais na porta da sede da Secretaria que fica no Aeroparque. “Muitos deles estão em bom estado de saúde, então a gente deduz que foram abandonados pelos próprios donos”, diz a veterinária Fabíola Frizzo.

O desabafo da veterinária é mais sério ainda quando lembra do artigo 164, do Código Penal Brasileiro que fala sobre o abandono de animais em propriedade alheia. “Art.164- Introduzir ou deixar animais em propriedade alheia, sem consentimento de quem de direito”, diz a lei. O crime pode resultar em detenção de 15 dias a 6 meses, ou multa.

Atendimento
A Prefeitura de Paranaguá garante atendimento veterinário gratuito aos moradores das 8h às 11h e das 13h às 17h30. Além disso também tem animais no local que podem ser adotados, inclusive, cavalos que foram abandonados e resgatados pela equipes da Semma com base em denúncias.

Os filhotes têm sido levados à Feira da Lua, realizada às terças-feiras na Praça dos Leões, onde os novos donos assinam um termo de compromisso.

Falsas denúncias
Marcela Budant Franco, funcionária da Semma, lembra que a secretaria recebe denúncias de animais abandonados em diferentes locais da cidade. As denúncias são feitas, especialmente, quanto a cavalos abandonados. “Muitas vezes fomos atender e não havia animal nenhum no local. Até fotos antigas são postadas em redes sociais e quando vamos verificar, percebemos que a situação é antiga, mas as pessoas postam como se fosse atual”, disse Marcela.

Castração
Enquanto garante atendimentos, a Prefeitura busca parcerias com clínicas veterinárias para que possam ser executadas castrações nos animais.

A castração ajuda na redução do número de animais que nascem sem destino certo. Quando uma cadela ou gata gera uma ninhada indesejada, os destinos dos filhotes costumam ser as ruas onde ficam sujeitos a acidentes e doenças. O problema se agrava quando os poucos animais que sobrevivem ao primeiro ano cruzam com outros animais gerando ainda mais crias indesejadas. Para se ter uma ideia, uma cadela ao lado de seus filhotes pode gerar um total de mais de 60 mil animais ao longo da vida. Nos casos dos gatos, os números são ainda mais alarmantes, pois o animal juntamente com suas crias podem gerar mais de 400 mil filhotes, de acordo com informações de veterinários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *