Entulhos são retirados da Estação Ferroviária

Após essa etapa, o prédio será fechado com tapume para início da recuperação do prédio histórico

3.1-estação limpeza (4)Há 14 dias foi assinada a ordem de serviço para início das obras de revitalização do prédio da Estação Ferroviária de Paranaguá. O trabalho começou com a limpeza do local. Toneladas de entulho estão sendo retiradas todos os dias do interior do prédio.

De acordo com o encarregado da obra, esta etapa de limpeza ainda deve durar mais uma semana. A próxima etapa será o fechamento no entorno do prédio com tapume para que as obras de recuperação sejam iniciadas.

3.1-estação limpeza (2)A verba na ordem de R$ 1,7 milhão será usada para fazer nova cobertura, parte elétrica e hidráulica, instalação de esquadrias, além da pintura. “Trata-se da recuperação total deste prédio histórico”, disse o representante da empresa Pires Giovanetti Guardia Engenharia e Arquitetura Ltda, Ronald Lofredo Júnior.

O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, destacou a necessidade de recuperação deste importante patrimônio histórico. Há a possibilidade de que, após concluída a obra, o prédio possa ser usado para visitação permanente.

3.1-estação limpeza (5)Falta de manutenção
Em setembro de 2014, parte do telhado da Estação Ferroviária desabou. A situação só agravou um problema que já vinha dando provas do estado de deterioração do prédio que estava pichado, sujo e sem nenhum tipo de manutenção.

O prédio foi interditado e todo o telhado foi retirado para impedir que a estrutura fosse mais prejudicada.

“Queremos que as pessoas venham conhecer Paranaguá e vejam que é uma cidade limpa, bonita e já demos início a esta realidade. O governo do estado iniciou as obras do entorno do aquário e agora nós estamos começando a recuperação da Estação Ferroviária”, completou o prefeito durante a solenidade de assinatura da ordem de serviço.

As obras começaram no dia 23, com instalação do canteiro de obras e chamamento dos trabalhadores.

3.1- estaçãoHistória
A Estação Ferroviária é uma edificação construída em 1922 para substituir a primeira estação ferroviária de 1885, trata-se da segunda edificação construída para atender a demanda de passageiros que chegavam a vapor com destino ao planalto e a primeira Estação Urbana da Estrada de Ferro Paranaguá Curitiba.

Trata-se do marco inicial de uma das maiores obras de engenharia ferroviária do mundo, a ferrovia Paranaguá-Curitiba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *