Núcleo de Educação promove reunião com vereadores do Litoral

Parlamentares tiveram “aula” sobre a educação do Estado

IMG_9875Os vereadores das câmaras municipais de todo o Litoral foram convidados na manhã de sexta-feira, 7, a participar de uma conversa com a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Selma Meira, na sede do órgão estadual em Paranaguá. Na oportunidade, foram expostos diferentes assuntos relacionados a situação da educação estadual nas cidades da região.

Os parlamentares tiveram uma aula sobre a educação no Paraná, e mais especificamente, no Litoral do Estado.

Na ocasião, todos ficaram cientes a respeito da quantidade de turmas, alunos e a média de alunos por turma no Litoral, a qual está em 25,83. Além disso, a chefe do núcleo destacou os valores que são destinados pelo fundo rotativo às instituições de ensino e o modo como eles precisam ser gastos pelos diretores dos colégios. Ao modo que a apresentação acontecia, os parlamentares faziam indagações sobre temas como o transporte escolar, merenda e o quantitativo de professores afastados por atestado médico.

Atento às informações estava o professor Carlos Fangueiro, o qual é o representante da área da educação na Câmara Municipal de Paranaguá. O parlamentar classificou como de extrema importância a apresentação do NRE aos vereadores, uma vez que todos puderam aprofundar o conhecimento sobre a realidade dos colégios e dos desafios que os diretores de escolas possuem em seu dia adia. “Parabenizo a Selma pelo excelente trabalho e pela iniciativa de convocar os vereadores dos sete municípios a esta reunião, a qual foi frutífera a todos porque trouxe informações atualizadas que nos ajudam a entender melhor como estão as coisas na área da educação ofertada pelo Estado”, disse.

Entre os dados repassados aos vereadores está o do número de professores  da rede estadual em todo o Litoral, o qual somam 2.079. Já a quantidade de turmas é de 1.141 e de matrículas efetivadas até o mês de abril de 2017 é de 29.480. As matrículas se referem a alunos do ensino fundamental, médio regular, educação profissionalizante, magistério e do programe de educação de jovens e adultos. “Chamamos os vereadores do Litoral para que eles tivessem, de forma detalhada, as explicações de situações que são do interesse da população e que, em algum momento, os vereadores poderão ser questionados. Foi importante este estreitamento para que todos, juntos, trabalhem por uma educação melhor em nossas cidades, cientes das dificuldades e dos desafios que temos pela frente”, disse Selma Meira.

Os vereadores de Paranaguá que compareceram ao evento foram o presidente da Câmara, Marcus Antonio Elias Roque (Marquinhos Roque – PMDB), Edu (PSDB), Nilo (PP), Thiago Kutz (PRB), Sargento Orlei (PTC), Carlos Fangueiro (PPS), Ratinho (PSB), Fabio Santos (PSDB), Gilson Marcondes (PV) e Luiz Maranhão (PSB). O evento contou ainda com vereadores das cidades de Morretes e Matinhos.

Fonte: Ascom da Câmara de Paranaguá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *