Delegacia Regional do Trabalho foi fechada em Paranaguá

Vereadores querem saber o motivo e tentar reverter a situação. Homologações de contrato e rescisões entre patrão e empregado deverão ser feitas, somente, em Curitiba a partir de agora

capa- delegacia do trabalhoA Delegacia Regional do Trabalho foi fechada em Paranaguá. Em conversa com alguns funcionários, o vereador Benedito Nagel tomou conhecimento de que o fechamento teria ocorrido por falta de servidores para prestar o serviço necessário na região.

Para ter certeza desta situação, o vereador solicitou requerimento que deve ser encaminhado ao diretor Superintendente da Delegacia Regional, Paulo Alberto Kroneis, para que as informações possam ser repassadas para a Câmara de Paranaguá.

Vereador Nagel

Vereador Nagel

O vereador defende a continuidade dos serviços, pois, a partir de agora quem quiser fazer uma rescisão ou uma homologação de contrato deve ir até Curitiba.
A falta de servidores estaria acontecendo em várias delegacias do Brasil, mas o vereador espera que a delegacia seja reaberta em Paranaguá para atender os empresários e trabalhadores dos sete municípios do Litoral.

“Quando eu era empregador, tive que passar por uma situação de rescisão e ela foi tratada junto ao Sindicato da categoria e eu fui tratado como um marginal. Fico preocupado que a situação se repita com outros empresários da nossa cidade”, disse no plenário da Câmara, na sessão da última terça-feira, dia 02.

A Delegacia servia como um intermediário entre empregador e empregado. “Paranaguá, por ser uma cidade portuária, tem muitos sindicatos, e o acordo sempre deve ser bom para ambas as partes”, completou.
A ideia é encaminhar o requerimento com pedido de informações com o objetivo de manter a delegacia do trabalho aberta em Paranaguá.
De acordo com o vereador Nilo Monteiro, em conversa com fiscais da Superintendência em Curitiba, a tendência é fechar as delegacias regionais em todo o Brasil e deixar a cargo dos sindicatos todas as homologações. O empresário aproveitava a equipe da Delegacia do Trabalho para tirar dúvidas sobre a rescisão
O vereador confirmou que havia dois funcionários trabalhando. Um se aposentou há 3 anos e outro se aposentou no final do ano passado. “Dessa forma estaremos desprovidos de segurança patronal”, disse o vereador Nilo.

Assumindo a tarefa
Segundo o vereador Sargento Orlei, o trabalho que era feito pela Delegacia será assumido pelos servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social. “Tomei conhecimento de que alguns servidores já foram para Curitiba para aprender o serviço, saber como se faz a Carteira de Trabalho e eu creio que, logo, estará sendo feito aqui”, disse.
Já o vereador Luizinho Maranhão lembrou que os servidores da Assistência Social trabalharão na execução das Carteiras de Trabalho. Porém, quanto à homologação de rescisões não será contemplada no trabalho do município.
“E com relação às categorias que não têm sindicato, como é que faz?. Esta é a grande dúvida”, questionou Maranhão.
Ao final da discussão, o requerimento do vereador Nagel foi aprovado pelos vereadores presentes à sessão.

Um comentário em “Delegacia Regional do Trabalho foi fechada em Paranaguá

  1. Os maiores interessados que voltem a homologar as rescisões na Delegacia Regional do trabalho são os empresários que não cumprem com as convenções dos sindicatos que representam os trabalhadores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *