Meu bebê nasceu com lábio leporino, e agora? 

crianc3a7a-com-lc3a1bio-leporino-antes-e-depois-da-cirurgia-reparadoraO lábio leporino é uma má formação durante a gravidez e pode ser detectado por meio do ultrassom. A família pode se assustar após receber a notícia de que o bebê possui lábio leporino, mas existe reversão por meio do tratamento cirúrgico, simples e com resultados excelentes. Embora pouco comentado, os casos com lábio leporino são relativamente frequentes, a cada 1000 crianças, uma pode nascer com a má formação.

Aproximadamente na 40ª semana de vida quando o bebê inicia o desenvolvimento da face às más formações podem ocorrer, no caso do lábio leporino, o fechamento incompleto da região que une os dois lados da face, é o suco que possuímos abaixo do nariz. O bebê que possui lábio leporino tem essa região parcialmente aberta. É possível diagnosticar o problema por meio do ultrassom ou após o nascimento.

O que pode causar nascimentos com lábio leporino?

O portal especialista em maternidade, Trocando Fraldas, explica que não existem ainda causas comprovadas para o lábio leporino, mas é discutido que algumas questões interferem no momento da formação do bebê, como o consumo do ácido fólico, sendo um meio de impedir que casos como esse ocorra. Questões genéticas também devem ser consideradas e especula-se sobre isso, em casos de um membro da família possuir, o filho pode também nascer com a má formação, mas isso não é comprovado.

Qual o tratamento para o lábio leporino?

Após o diagnóstico, o único e mais eficiente tratamento para o lábio leporino é o cirúrgico. Quanto mais cedo for realizada a cirurgia, melhor. Por trazer transformações na face, esse tipo de má formação pode gerar constrangimento na adolescência ou fase adulta, podendo afetar fortemente a autoestima. A cirurgia pode ser feita gratuitamente em instituições públicas de saúde, é importante se informar no posto mais próximo da região onde reside.

Existem dois tipos de fissura, a interna e a externa. Em casos de fissura interna, em que afeta a formação do palato e céu da boca, os pais devem tomar ainda mais cuidado. Casos assim interferem no crescimento dos dentes, dificuldade para a fala e outras complicações. O médico irá avaliar qual o melhor momento de realizar a cirurgia, dependendo do caso, ao completar 4 meses de idade já é possível realizar o procedimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *