Pontal do Paraná realiza mais de 200 agendamentos com médicos especialistas por mês

Algumas consultas são perdidas devido aos dados cadastrais dos pacientes não estarem atualizados

Sem-Título-1-41O município de Pontal do Paraná por meio da secretaria municipal de Saúde realiza mensalmente diversos agendamentos para pacientes que necessitam de consultas com especialistas, como: cardiologistas, cirurgião geral, gastroenterologista, proctologista, neurologia, oftalmologista entre outras.

Pouco se sabe que é de responsabilidade de cada município manter aos usuários do sistema único de saúde (SUS), os atendimentos de atenção básica, que são conhecidos como a “porta de entrada” dos usuários nos sistemas de saúde. Ou seja, o atendimento básico é o atendimento inicial.

Seu objetivo é orientar sobre a prevenção de doenças, solucionar os possíveis casos de agravos e direcionar os mais graves para níveis de atendimento superiores em complexidade. A atenção básica funciona, portanto, como um filtro capaz de organizar o fluxo dos serviços nas redes de saúde, dos mais simples aos mais complexos.
Já as demandas que envolvem os especialistas, são de responsabilidade do Estado, e as consultas são agendadas dentro dos sistemas reguladores, no caso: E- Saúde e MV. Sistemas essas acompanhados diariamente pelo departamento TFD (tratamento fora do domicílio), mas que algumas vezes encontra outras dificuldades, além das poucas ofertas de consultas.

Uma das dificuldades está no próprio cadastro do solicitante das consultas. Para se ter ideia, só no mês de maio foram agendadas 220 consultas com especialistas, sendo que dessas, 67 consultas não foram realizadas porque os dados informados pelo paciente não estão corretos, como: número de telefone, código de área divergente, fora os casos em que o paciente não reside mais no município, e ou não precisam mais da consulta.
Com isso, a Secretaria Municipal de Saúde salienta a necessidade do usuário do SUS manter seu cadastro atualizado em sua unidade básica de saúde (UBS), e para nos casos de não se fazer mais necessário o atendimento, que o mesmo entre em contato com o departamento responsável pelos agendamentos, TFD, para que a consulta não seja perdida, dando a possibilidade de ser reagendada para outro paciente.

A secretaria ainda informa que as consultas com os médicos especialistas são solicitas pelo médico da UBS, e que para o agendamento da consulta fora do domicílio, o paciente deve comparecer ao departamento TFD localizado na sede do Poder Municipal em Praia de Leste, apresentando RG, CPF, cartão SUS e comprovante de endereço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *