Atividades aproximam Capitania dos Portos da comunidade

Alunos Colégio Bento

Alunos Colégio Bento

Militares da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) realizaram nas últimas semanas palestras para alunos do Ensino Médio de escolas públicas de Paranaguá e Antonina. Nas apresentações, os temas principais foram as atividades exercidas pela CPPR, legislação e normas do tráfego marítimo e as formas de ingresso na Marinha do Brasil.“Nossos alunos ficaram muito interessados pelas informações, principalmente os que frequentam os cursos de Técnico em Portos e Técnico em Meio Ambiente, porque convivem com disciplinas voltadas às áreas de navegação e comércio exterior. Foi uma honra receber os militares da Marinha em nossa escola, porque contribuíram para o aperfeiçoamento de nossos alunos”, disse o professor Célio Antonio Castellani, do Colégio Brasílio Machado, de Antonina.

Na palestra ministrada a jovens de 15 a 17 anos no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o interesse pela carreira militar e as ações da CPPR no Litoral do Paraná foram destaques.  “Incentivamos que mais pessoas conheçam e vivenciem nossas atividades como forma de aumentar a visibilidade da Marinha, bem como a mentalidade marítima e o interesse pela Força Naval como opção para carreira profissional”, declarou o Capitão dos Portos do Paraná, Capitão de Mar e Guerra Germano Teixeira da Silva.

Palestra Colégio Brasílio Machado - Antonina

Palestra Colégio Brasílio Machado – Antonina

Integração

Outro exemplo desta integração aconteceu com a visita à sede da CPPR de alunos do Colégio Estadual “Bento Munhoz da Rocha Neto”, de Paranaguá. “Os alunos se interessaram em conhecer as formas de ingresso na Marinha e mostraram-se entusiasmados com a possibilidade. Nossa visita, com certeza, ampliou a visão dos jovens sobre a Marinha e a nossa Capitania”, declarou a professora Maria do Rocio.

Palestra SESC

Palestra SESC

Em Curitiba, alunos da Faculdade Anchieta de Ensino Superior (FAESP) receberam exposição da CPPR, com a apresentação de materiais de divulgação sobre a Marinha do Brasil e formas de ingresso. Na próxima semana, será a vez dos alunos do curso Técnico em Portos, do Colégio Alberto Gomes Veiga visitarem a CPPR para conhecerem suas instalações, meios operativos e atividades.

Ainda no campo escolar, a Capitania dos Portos realiza todos os anos o concurso de redação “Cisne Branco”. Nos últimos 8 anos, 23 escolas localizadas na área de jurisdição da CPPR participaram com redações sobre a Marinha do Brasil. Em 2018, os Colégios “Lucy Requião de Mello e Silva”, localizada na Ilha do Mel e “Bento Munhoz da Rocha Neto” participarão do concurso.

Além dessas atividades voltadas aos estabelecimentos de ensino, os militares da CPPR participaram de desfile cívico alusivo ao aniversário da cidade de Matinhos, no último mês. No próximo dia 29 de julho, pelotão da CPPR estará presente ao desfile em comemoração aos 369 anos de Paranaguá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *