Amanhã é dia D para discutir ‘assistência social’

Conferência Municipal de Assistência Social será realizada no Teatro Rachel Costa com usuários do sistema de diferentes bairros da cidade

Ônibus sairá de cada CRAS trazendo os participantes até o Teatro

Ônibus sairá de cada CRAS trazendo os participantes até o Teatro

O Conselho Municipal de Assistência Social promove no dia 5 de julho a XI Conferência Municipal de Assistência Social de Paranaguá. O evento será realizado no Teatro Rachel Costa, a partir das 8h com credenciamento dos participantes.

O objetivo do evento é analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local as diretrizes para gestão e financiamento do Sistema Único da Assistência Social (SUAS).O evento conta com apoio e participação da Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Paranaguá.

Durante o mês de junho foram realizadas cinco pré-conferências no município de Paranaguá, sendo uma voltada para os trabalhadores do SUAS e quatro para os usuários deste sistema. Estas pré-conferências serviram de espaço de preparação e amadurecimento para o amplo debate acerca da temática proposta dentro da política de assistência social em âmbito municipal.

As propostas e deliberações realizadas na Conferência Municipal deverão ser acompanhadas e fiscalizadas pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), entretanto a participação de todos não deve se esgotar nas conferências, pois gestores, trabalhadores, conselheiros e usuários devem zelar pela efetivação e qualidade da rede de serviços socioassistenciais para a universalização do atendimento a todos os destinatários da política de assistência social.

Para o presidente do Conselho, Adan Carlos Silva, a grande expectativa gera em torno do número de usuários. “É uma oportunidade para que possam lugar por seus direitos e trabalhar, junto com o Conselho e com a Secretaria de Assistência Social para garantia desses direitos”, reforçou o presidente.

Transporte
Durante a realização das pré-conferências houve pré-inscrições. Para garantir a participação na Conferência, o poder público está disponibilizando ônibus que vão sair de cada Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a partir das 7h e que levará os pré-inscritos até o Teatro Rachel Costa.

Os organizadores trabalham com a meta de 400 participantes em função do local que tem limitação.

Programação e plenária Final
Quatro eixos serão debatidos durante o evento. Após o credenciamento e o coffe break será feita a abertura oficial do evento com a presença de autoridades, leitura do regimento interno e a palestra com Uilson José sobre “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”.

No período da tarde haverá trabalhos em grupo e apresentação cultural, definição das propostas que deverão servir de direcionamento dos trabalhos da Prefeitura e eleição do delegado que levará as propostas para a Conferência de nível estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *