Estudantes se manifestam por mais segurança no IFPR/Paranaguá

Jovens demonstraram preocupação com caso da jovem que foi agredida dentro de um dos banheiros do estabelecimento de ensino
19905349_1574311259306789_4125054985162406874_nNa quinta-feira passada, um rapaz que não seria aluno do Instituto Federal do Paraná- Campus Paranaguá entrou no banheiro e agrediu uma estudante que estava se maquiando. Ela é menor de idade e por isso seu nome não será revelado.

Ela teria conseguido fugir porque o agressor teria tentado mudar a “faca” de uma mão para outra, dando oportunidade para que Letícia (*- nome fictício da jovem) conseguisse dar uma cabeçada e correr.

Os estudantes fizeram uma manifestação pedindo mais segurança no campus na manhã desta terça-feira (11).

19961507_1574312295973352_7132981601312827107_nDe acordo com o representante do Diretório Estudantil, Klaus Foguel, a diretoria do Campus não seguiu procedimentos corretos como chamar “imediatamente” a Polícia. “Houve demora”, disse o representante estudantil.

“A gente só quer se sentir protegida quando vem estudar”, concordaram os colegas.

Comunicado

Em nota divulgada no site do IFPR/Paranaguá, a instituição se pronunciou da seguinte maneira:

A Direção-geral do Campus Paranaguá esclarece à comunidade interna e externa sobre as providências tomadas após a ciência de agressão a uma estudante nas dependências do campus nesta quinta-feira (6), por volta das 18h.

A Direção-geral informa que a estudante foi prontamente socorrida pela equipe pedagógica do campus, que prestou atendimento psicológico e acionou a Polícia Militar. Os policiais militares deslocaram-se até o Campus Paranaguá e foi registrado um Boletim de Ocorrência. Após, a estudante, acompanhada de pessoa de sua confiança, dirigiu-se até a Polícia Civil e foi encaminhada ao Instituto de Proteção à Criança.

Com a ciência do fato, na sexta-feira (7), o Pró-reitor de Extensão, Pesquisa e Inovação, Marcelo Estevam, no exercício da Reitoria, e o Pró-reitor de Ensino, Sérgio Garcia dos Mártires, dirigiram-se até o Campus Paranaguá, para dar o apoio necessário à comunidade interna do IFPR e à tomada de decisões.

“Viemos ouvir as ações tomadas pela Seção Pedagógica e equipe diretiva do campus, e entramos em contato com a família para dar todo o apoio necessário. Com o Diretor-geral, vamos discutir ações para melhorar a segurança no Campus”, afirma Estevam.

A Pró-reitoria de Administração e a Diretoria de Infraestrutura já foram acionadas para tomar providências quanto à infraestrutura de segurança no campus, como melhoria da iluminação e cercamento.

A Reitoria do IFPR será comunicada oficialmente sobre o ocorrido e os procedimentos adotados e dará os encaminhamentos necessários para investigação e esclarecimento dos fatos.

Fotos:  IANDÈ IFPR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *