Livro de aventura juvenil “O Menino Ruivo” traz o Paraná como roteiro

Edmilson Lacerda estreia com obra de ficção inspirada em amigo imaginário do filho de três anos. Lançamento, com sessão de autógrafos,aconteceu nas Livrarias Curitiba

foto EdmilsonEm um clima de magia, fantasia e imaginação acontecem as aventuras do “Menino Ruivo”, romance de estreia de Edmilson Lacerda, direcionado ao público juvenil. Com estilo claro e direto, Edmilson criou uma obra de ficção que tem o Paraná como roteiro. O lançamento do livro, que chega ao mercado pela editora paranaense LABMOL, foi nas Livrarias Curitiba do Shopping Curitiba, no último dia 8.

Edmilson é um administrador de empresa que nunca desistiu do projeto pessoal de escrever um livro, mas achava que não tinha bagagem suficiente para contar uma boa história. Até que nasceu o seu filho Bernardo. Aos três anos, Bernardo, tinha um amigo imaginário de nome Giovano, um menino ruivo de cabelos e olhos vermelhos, que morava em Ponta Grossa. E foi assim que surgiu o protagonista do livro “O Menino Ruivo contra as forças de Helheim”.

“Percebi que tinha uma boa história para contar quando reuni três elementos na minha cabeça: o Paraná como roteiro, estado que me acolheu desde 2001; Giovano, o amigo imaginário do Bernardo; e um dragão marinho de nome Alevelísas, também fruto da imaginação do meu filho”, conta Edmilson.

No enredo, Giovano, um exótico menino de cabelos e olhos vermelhos, é forçado a abandonar a rotina estudantil em Ponta Grossa, após receber uma missão urgente, que exige determinação e coragem. A sequência de ações frenéticas leva o menino a decifrar códigos, mapas e definir rumos. Neste percurso, leitor e personagens percorrerão as planícies dos Campos Gerais, passando por Curitiba, Paranaguá e com destino final ao litoral paranaense até a Ilha do Mel.

O livro trata também de algumas preocupações do autor, como o respeito às diferenças e às minorias, preservação ambiental, valorização da cultura regional e superação de desafios. Temas que são explorados na obra de forma a provocar reflexões no jovem leitor. Para Edmilson, este livro é uma ótima opção para as férias escolares e tem potencial para chegar às escolas como indicação de leitura para alunos do Ensino Fundamental. “O leitor aprenderá sobre os jesuítas, catequização de nativos e, ainda, fará uma revisita à saga de Chico Mendes”, conta.

Sobre o autor: Edmilson Lacerda é administrador de empresas, trabalhou por 10 anos na área financeira e há 20 anos atua na área comercial. Nasceu em Porto Alegre e reside em Curitiba desde 2001. É colunista do blog Mulheres de Segunda, projeto finalista na categoria “Produto Jornalístico Livre” – Prêmio Sangue Novo do Jornalismo Paranaense 2012. É colunista do blog Curta Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *