Por Marquezan Araújo

22195795_1923238248003554_6066120754417800064_n114451O presidente da República, Michel Temer, informou que vai vetar a emenda da reforma política, tratada como “censura” por entidades representativas de meios de comunicação. A informação foi repassada nesta sexta-feira (6) pela assessoria do Palácio do Planalto.

Ler mais →


Gripe, Herpes Zoster e Pneumonia podem ser evitadas

normal_82020205e23d61b7186ce29c16ed016aO Dia do Idoso é comemorado em 1º de outubro, data que marca a promulgação do Estatuto do Idoso. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vem aumentando o número de pessoas idosas. Entre 2005 e 2015, a proporção de idosos de 60 anos ou mais, na população do País, passou de 9,8% para 14,3%. Um dos fatores que impulsionam essa progressão é o aumento da expectativa de vida da população. Nos últimos 10 anos o Brasil ganhou 8,5 milhões de cidadãos acima dos 60 anos. Essa parcela da população deve chegar a 38 milhões em 2027. Ler mais →


Dez professores serão contratados. Inscrições até o dia 22 de setembro
PSS-03A Universidade Estadual do Paraná (Unespar) vai contratar dez professores para atuarem como colaboradores da instituição. Para isso, abriu nesta sexta-feira (8) o período de inscrição do processo para a seleção dos profissionais. Os candidatos devem inscrever-se até 22 de setembro exclusivamente pelo site www.unespar.edu.br/concursos. A taxa de inscrição é R$ 100 e os casos de isenção podem ser solicitados até 13 de setembro.

Ler mais →


GREVE-DOS-CORREIOS-IITrabalhadores dos Correios aprovaram para o dia 19 o indicativo de greve nacional. A votação foi realizada nesta segunda (04), em Brasília, durante o XIX Conselho de Representantes Sindicais (Consin).  Participaram do evento 31 sindicatos da categoria. A data-base deveria ter ocorrido no dia 1º de agosto. Ler mais →


Adobe SparkA Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) anuncia a abertura das inscrições para o Vestibular EaD 2017 para cursos a distância. Os interessados poderão se inscrever de 4 a 28 de setembro, no endereço www.cps.uepg.br/ead. O pagamento da taxa de inscrição (R$ 141,00) poderá ser efetuado até 29 de setembro, nas agências bancárias ou locais integrados ao sistema de cobrança por compensação bancária.

As provas serão realizadas no dia 22 de outubro em Paranaguá e Pontal do Paraná, entre outras cidades como Apucarana, Arapongas, Campo Largo, Prudentópolis. Ler mais →


TST paralisou a campanha salarial até 31 de dezembro, até que comece a vigorar a reforma trabalhista. A greve está prevista para o dia 19, mas pode ser antecipada.

Foto: Marcos Rogério Inocêncio (China) / Divulgação

Foto: Marcos Rogério Inocêncio (China) / Divulgação

Trabalhadores dos Correios realizam assembleias para aprovação de indicativo de greve, prevista para o dia 19 de setembro, mas que pode ser antecipada para o dia 11. No Paraná, as assembleias serão realizadas nos dias 30 e 31, em Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava, Telêmaco Borba e Terra Roxa. As decisões terão validade para todo o estado. Ler mais →


A partir desta sexta-feira (25), Paranaguá e mais três cidades do Paraná vão receber dois eventos relacionados à vacina: um voltado a profissionais de saúde e outro à população. A campanha será de 20 de setembro a 27 de outubro.

Dia D da campanha de vacinação contra a Dengue. Maringa/04/03/2017 Foto:Venilton Küchler

Foto:Venilton Küchler

A Secretaria de Estado da Saúde começa nesta semana a programação da terceira etapa da campanha de vacinação contra a dengue no Paraná. A partir desta sexta-feira (25), as cidades de Londrina, Maringá, Paranaguá e Foz do Iguaçu vão receber dois eventos relacionados à vacina: um voltado a profissionais de saúde e outro à população em geral.

A campanha será de 20 de setembro a 27 de outubro nos 30 municípios que já receberam a primeira e a segunda etapa. “Neste momento, o objetivo é capacitar os profissionais e esclarecer dúvidas da população a respeito da vacina”, disse o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto. Segundo ele, a meta é vacinar 100% das pessoas que receberam a segunda dose no início do ano. Ler mais →


3.3-715_o_imagem8367A CPI criada na Assembleia Legislativa do Paraná para analisar as tarifas portuárias estabelecidas pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) realizou na manhã desta quarta-feira (16) sua quarta reunião ordinária. Nela deu prosseguimento a oitiva de representantes das empresas que operam na estrutura portuária paranaense a respeito de ação judicial movida pelo Sindicato dos Operadores Portuários do Estado do Paraná (Sindop) desde 2007, questionando os reajustes aplicados a seus valores desde 1995. As tarifas vêm sendo cobradas por algumas empresas que oferecem serviços para exportadores e importadores, mas são depositados em juízo todos os meses. Ler mais →


Medida, de caráter temporário, será realizada em municípios com estoques disponíveis nos serviços de vacinação e que apresentam data de validade até o mês de setembro

WhatsApp Image 2017-08-18 at 17.35.07Homens e mulheres, entre 15 e 26 anos, também poderão receber a vacina de HPV pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A medida tem caráter temporário. A iniciativa, válida a partir desta sexta-feira (18), será para os municípios que ainda tenham vacinas em estoque, com prazo de validade até setembro de 2017. Com o fim dos estoques a vencer, a orientação do Ministério da Saúde é que a vacina continue sendo administrada apenas no público-alvo (9 a 15 anos).

A iniciativa tem como objetivo evitar um possível desperdício de doses que permaneçam nos estoques dos municípios. Para a faixa etária de 15 a 26 anos, a orientação do Ministério da Saúde é o esquema vacinal com três doses, com intervalo de zero, dois e seis meses. As pessoas que tomarem a primeira dose neste período, excepcionalmente, terão as duas doses subsequentes garantidas no SUS. A recomendação é que os municípios utilizem as vacinas com prazos de validade a expirar até que durem esses estoques, evitando as perdas e dando a oportunidade para que essas outras faixas etárias possam usufruir dos benefícios proporcionados pela vacina.

O Ministério da Saúde repassa mensalmente as vacinas aos estados, conforme solicitação local. Os estados, por sua vez, são responsáveis por distribuir as doses aos municípios para garantir a vacinação da população. Cabe ressaltar que o Ministério da Saúde recebe vacinas e medicamentos com o máximo de seis meses de fabricação. Vale destacar ainda que, do estoque nacional, nenhum lote tem vencimento para este ano.

VACINAÇÃO DE ROTINA – A rotina de uso desta vacina no público-alvo, que é para meninos na faixa etária de 11 a 13 anos e meninas de 9 a 14 anos, deve ser mantida com duas doses, sendo aplicada com intervalo de seis meses entre elas. A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, 4ª maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.

“É importante que os municípios continuem realizado todos os esforços de realizar estratégias de vacinação visando a meta de 80% para os grupos alvos definidos para receberem a vacina HPV, que são os meninos de 11 a 14 anos, meninas de 9 a 14 anos, homens e mulheres de 9 a 26 anos, vivendo com HIV/Aids”, ressalta a coordenadora substituta do Programa Nacional de Imunização (PNI), Ana Goretti Maranhão.

Também fazem parte do público-alvo da vacina os transplantados de órgãos sólidos, de medula óssea ou pacientes oncológicos de 9 a 26 anos. Os serviços que atendem essa população devem ofertar a vacina HPV na rotina de trabalho.


Para eleger os representantes da sociedade civil no CONSEC os eleitores devem se inscrever até as 17h50 de sexta-feira (11/08)

logo_consec_siteAs pessoas interessadas em votar nas eleições que vão definir os representantes da sociedade civil no Conselho Estadual da Cultura (CONSEC), tanto das áreas artístico-culturais como das macrorregiões do Estado, devem se inscrever como eleitores até as 17h50 desta sexta-feira (11/08) por meio de formulário disponibilizado AQUI.

Para votar nos candidatos, os eleitores devem ter idade mínima de 16 anos e estar inscritos previamente. No dia da eleição, o eleitor poderá votar em apenas um candidato da macrorregião a que pertence e um candidato da área cultural, conforme opção no ato da sua inscrição. Além disso, deve apresentar um documento oficial com foto. O eleitor que não apresentar a documentação solicitada não poderá participar da eleição.

Eleições
A eleição dos novos membros do CONSEC será feita em Conferência Estadual que acontece nas oito macrorregiões histórico-culturais do Estado, de 19 de agosto a 3 de setembro de 2017. Serão escolhidos os conselheiros titulares e respectivos suplentes, representantes das oito regiões histórico-culturais definidas no Decreto n.º 6161/2012, e os representantes das 10 áreas artístico-culturais: artes visuais; audiovisual; circo; ópera; teatro; dança; música; literatura, livro e leitura; patrimônio cultural material e imaterial; e manifestações populares, tradicionais e étnicas da cultura.

Serviço
Inscrição dos eleitores para o Conselho Estadual da Cultura
Prazo: até 11 de agosto de 2017
Formulário disponível AQUI.
Informações: (41) 3321-4706 e (41) 3321-4777

Cronograma das Eleições do CONSEC 2017

Fonte: SEEC



vermelho {limão}