Ilha dos Valadares sedia a VIII Festa do Fandango

Várias atividades serão realizadas em três dias de evento. Grupos de outras cidades também participam

Foto: Ivan Ivanovich

Foto: Ivan Ivanovich

Começou ontem e segue neste final de semana, na Ilha dos Valadares, a 8ª Festa do Fandango Caiçara. O objetivo do evento é fortalecer a cultura local através da troca de ideias em torno da única dança tipicamente paranaense e também a culinária local.

Os participantes podem conferir rodas de conversa, exposições fotográficas, mostra de artesanato e mais.

Neste sábado, dia 19, a partir das 10h tem oficina de barreado na Associação Mandicuera. Já no período da tarde iniciam as oficinas práticas no Clube Mangue Seco, Casa do Mestre Eugênio e na Associação Mandicuera. Todas iniciam às 14h.

Foto: Ivan Ivanovich

Foto: Ivan Ivanovich

A partir das 19h inicia uma mesa de conversa sobre a salvaguarda do fandango: diferentes atores, diferentes perspectivas, com representantes do Iphan de São Paulo, do Paraná, do secretário de Cultura e Turismo Harrison Camargo, e Sérgio José Maria de Freitas, secretário de Guaraqueçaba. Logo em seguida acontece uma roda sobre a presença da mulher no fandango caiçara.

Foto: Ivan Ivanovich

Foto: Ivan Ivanovich

Os moradores da Ilha dos Valadares, turistas poderão participar do baile com grupos de Paranaguá, Superagui, Rio de Janeiro, assim como a entrega de instrumentos “Artesanias Caiçaras” e do lançamento do disco Amanhece – Fandango Pancada.

No domingo, 20, último dia do evento a partir das 12h tem a cozinha caiçara na Associação Mandicuera e a partir das 15h o encerramento com a Violada Fandangueira, intiruma e bolinho de banana na Praça Cyro Abalém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *