Confira o cronograma da Semana da Pátria em Paranaguá

Solenidades serão realizadas em instituições e corporações em Paranaguá

semana_patriaA Semana da Pátria, importante evento nacional, será marcado em Paranaguá por meio de solenidades em instituições educacionais, de segurança e político-administrativas da cidade.

O cronograma começou nesta sexta-feira, dia 01, com solenidade na Capitania dos Portos do Paraná. No dia 02, sábado, a solenidade acontecerá na sede do 9º Batalhão da Polícia Militar e no dia 03 (domingo) acontecerá na sede da Secretaria Municipal de Segurança.
A sede do 8º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Paranaguá receberá autoridades e população para a solenidade marcada para o dia 04 de setembro (segunda-feira). No dia 5, a cerimônia acontecerá na frente da Câmara de Vereadores, dia 06 no Núcleo Regional de Educação de Paranaguá e no dia 07 de setembro (quinta-feira), feriado nacional, acontecerá na Praça da Bíblia sob a responsabilidade da Prefeitura de Paranaguá.

Os eventos começaram sempre no mesmo horário, ou seja, às 7h45 em ponto.

História
A data de 7 de setembro é especial por ser comemorada a Independência do Brasil. Essa comemoração acontece desde a época do Primeiro Império que, a cada ano, relembrava a ocasião em que o país se tornou independente de Portugal no ano de 1822.

O processo de independência do Brasil teve como principais atores históricos, além do príncipe regente Dom Pedro (que se tornou o imperador Dom Pedro I), alguns representantes da elite interessada na ruptura entre Brasil e Portugal. Entre esses representantes, encontrava-se aquele que também se tornou um dos maiores articuladores do Império, José Bonifácio de Andrada e Silva.

Entre as muitas informações sabe-se que as ações de Dom Pedro mobilizaram a corte portuguesa a pedir a sua volta imediata para Portugal no início de 1822. Dom Pedro recusou-se a abandonar o Brasil e, em 09 de janeiro, optou pela sua permanência no país. Esse dia ficou conhecido como Dia do Fico. As indisposições entre Portugal e Brasil continuaram ao longo do primeiro semestre de 1822.

No mês de setembro, as cortes portuguesas deram um ultimato para D. Pedro voltar para Portugal, sob ameaça de ataque militar. O príncipe que estava em viagem ao estado de São Paulo recebeu a notícia e, antecipando uma decisão que já estava quase nas “vias de fato”, declarou o país independente às margens do rio Ipiranga, no dia 07.

Serviços
Confira os endereços de cada instituição onde será realizada cerimônia em alusão ao Dia da Independência do Brasil

Dia 01- Capitania dos Portos
Rua Benjamin Constant, 707, Oceania

Dia 02- Batalhão da Polícia Militar
Rua Domingos Peneda, 2001, Vila São Vicente

Dia 03- Secretaria Municipal de Segurança
Rua Tocantins, 206, Padre Jackson

Dia 04- Grupamento do Corpo de Bombeiros
Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 5417, Nilson Neves

Dia 05- Câmara Municipal de Vereadores
Rua João Estevão, 361, Ponta do Caju

Dia 06- Núcleo Regional de Educação
Rua Baroneza do Cerro Azul, 1027, João Gualberto

Dia 07- Prefeitura de Paranaguá
Praça Alceu de Oliveira Toledo- Praça da Bíblia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *