Venda de roupas, comida e salão de beleza lideram entre os serviços de MEI’s em  Paranaguá

Do total de microempreendedores, as mulheres lideram com 54%

6.1- atendimentoParanaguá tem 5.925 microempreendedores individuais (MEI’s) espalhados por diversas áreas. Em Paranaguá, o número de pequenos empresários vem crescendo nos últimos anos. Hoje são pouco mais de 5.900, sendo que a maioria atua na área do comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios com 750 microempreendedores cadastrados.

O segundo grupo mais atuante como MEI é o de cabeleireiros, com 432 registros, seguido de empreendedores que optaram pelo ramo da gastronomia. São mais de 420 pequenos empresários que têm lanchonetes formalizadas em Paranaguá.

O MEI é aquele que trabalha por conta própria e é registrado como pequeno empresário. Quem trabalha com alguma das atividades que se encaixe no porte do MEI pode se formalizar e receber todos os benefícios.

Porém, além dos benefícios, também há deveres. De acordo com a Secretaria Municipal do Trabalho da Prefeitura de Paranaguá, 64% desses empresários estão com dívidas na Receita Federal. Estima-se que sejam mais de 3.700 empresários nesta situação.

Com a nova lei de parcelamento, todos os empresários têm a oportunidade de ficar em dia com suas obrigações empresariais parcelando suas dívidas. O departamento de Indústria e Comércio da Secretaria, se organizou para atender os empresários na Sala do Empreendedor que fica na Prefeitura. Isso evita que os empreendedores tenham que se deslocar até a área portuária onde fica a sede da Receita Federal.

Números

Quando se analisa os números apresentados pelo Sebrae sobre a situação dos inscritos em Paranaguá, percebe-se que a maioria das empresas é comandada por mulheres. Elas representam 54% dos microempreendedores de Paranaguá.

Outro dado interessante é a faixa etária dos empresários. 1.916 pessoas têm de 31 a 40 anos. Ainda concentram-se com mais de 1.000 pequenos empresários as faixas etárias de 21 a 30 e 41 a 50 anos de idade.

Muitas pessoas vendem produtos sem buscarem a formalização, porém o Sebrae dá todas as informações necessárias para a formalização e as vantagens. Os interessados podem procurar a Sala do Empreendedor que fica na Prefeitura para tirar todas as dúvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *