Vereadores cobram ações de melhorias da empresa Rumo

Mas empresa não facilitou. Disse que cumpre a legislação e que precisa de dados científicos para fazer qualquer mudança

IMG_7691Na tarde de quinta-feira, 6, na sala da presidência da Câmara Municipal de Paranaguá, um grupo de vereadores pediu providências aos representantes da empresa Rumo (concessionária da linha férrea) para a questão dos transtornos gerados pelo tráfego de trens em áreas de passagens de nível no município.

IMG_7693Nas conversas, o presidente da Casa de Leis, Marcus Antonio Elias Roque, questionou o que a empresa poderia fazer para evitar o impedimento do trânsito de veículos, pedestres, ciclistas e motociclistas em horários de picos na região da Avenida Roque Vernalha, onde a passagem do trem, e as constantes manobras de vagões, impossibilitam a mobilidade urbana naquela localidade. “Devido a todos os transtornos gerados pelas constantes manobras, que fazem com que o trânsito fique parado por mais de meia hora na Roque Vernalha todos os dias, fiz uma lei em 2011, a qual acabou sendo contestada na Justiça pela antiga concessionária ALL, em que o trem não poderia passar em determinados horários do dia na Avenida Roque Vernalha. Essa situação, se obedecida, iria contribuir com o ir e vir da população que se desloca, em horários específicos, em grande quantidade para casa, trabalho ou escola”, disse Marquinhos Roque.

Contudo, os representantes da empresa afirmaram que inexiste estudos que comprovem a necessidade de uma ação diferenciada na passagem de nível na Roque Vernalha e que a concessionária obedece, fielmente, a legislação federal.  “Não podemos assegurar que o trem deixe de passar no local sugerido em horários determinados”, declarou o gerente da Rumo Marcelo Arthur.

Outros parlamentares, como o vereador Nobrega, Carlos Fangueiro e Thiago Kutz também pediram providências para a empresa para a inserção de sinalização e a colocação de uma passarela na região. “A população não pode continuar sofrendo com esta situação que se prolonga, sem solução, há décadas. É preciso que haja uma união de esforços e uma cooperação de todos para que tenhamos um viaduto ou o rebaixamento da linha férrea na região da Roque Vernalha”, disseram os vereadores.

No entanto, a empresa Rumo deixou claro seu posicionamento. “A empresa também deseja uma solução que atenda aos interesses de todos, mas sem que haja dados empíricos que comprovem a necessidade de uma intervenção não podemos ir além”, declarou Arthur. A empresa, entretanto, se comprometeu a fazer um projeto que apresente a melhor solução para o problema da mobilidade urbana na passagem de nível na avenida Roque Vernalha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *