Má interpretação gera confusão sobre mensagem em Paranaguá

A ideia é incentivar servidores de carreira a assumirem Secretarias Municipais, mas entenderam que a mensagem era para aumentar salário dos comissionados da Prefeitura de Paranaguá. Atual secretariado conta com sete servidores do quadro.  Prefeito faz vídeo para ajudar as pessoas a fazer ‘interpretação de texto’

3-3-prefeitura-de-paranagua-940x601A mensagem 024, feita pelo prefeito Marcelo Roque e encaminhada para a Câmara de Vereadores garante percentual de 80% do subsídio do cargo de secretário municipal para ao servidor efetivo nomeado para exercer o cargo.

“A mensagem tem o objetivo de estimular o exercício do cargo de secretário municipal por servidor efetivo”, enfatiza o prefeito no documento encaminhado ao Legislativo nesta semana.

Mas leituras e interpretações equivocadas foram disseminadas em redes sociais provocando muita confusão. Pessoas entenderam que o Executivo estaria dando 80% de aumento aos cargos comissionados. A confusão, aliás, teria comecado dentro da Câmara. Alguns vereadores chegaram a dar entrevista falando do aumento para cargos comissionados ou aumento para secretários. Mas isso não condiz com a realidade.

Acredito que a pressa e a vontade de criticar o poder público falou mais alto e a leitura da mensagem foi prejudicada.

Em outras palavras, os funcionários de carreira terão um incentivo para exercer o cargo de secretário, uma vez que muitos servidores ganham o equivalente ao que ganha um secretário municipal por seis horas de trabalho.

“Acredito que os servidores têm muito mais experiência e podem contribuir em qualquer administração. O que acontece hoje é que os valores de cargos não são tão atrativos para servidores técnicos, principalmente. Então esta é uma forma de melhorar o ganho e estimular os funcionários de carreira a serem secretários municipais”, enfatizou o prefeito.

O projeto de Lei Complementar foi acompanhado dos estudos exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, facultando ao servidor efetivo nomeado para exercer cargo de secretário. Hoje a Lei estabelece que “ao servidor efetivo nomeado para exercer cargo em comissão é facultado optar pela remuneração do cargo ou pela remuneração do seu cargo efetivo, acrescido de gratificação de 40% da remuneração total do cargo de confiança”.

Com a mudança proposta pela atual administração, o servidor terá a opção de receber a remuneração acrescida do percentual de 80% do subsídio do cargo.

Blog da Luciane com informações da Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *