Professoras da rede municipal de ensino são premiadas no V Seminário Nacional de Gestores Municipais

Professoras da Escola Nazira Borges, na Alexandra, são destaque durante o 7º prêmio Ação Destaque

27657A cidade de Paranaguá foi bem representada no V Seminário Nacional de Gestores Municipais, que aconteceu no dia 08, em Curitiba. O evento é proposto pelo SEFE – Sistema Educacional Família Escola – que é a empresa contratada para fornecer todo o material didático e capacitações para a rede municipal de ensino.
No decorrer do ano o SEFE promove e incentiva a realização de projetos entre os professores, alunos e a comunidade escolar em geral. Os trabalhos envolvem diversos temas que pretendem valorizar, divulgar e promover melhorias no ensino para os alunos. Para participar do programa de incentivo as professoras devem inscrever os trabalhos, de sua autoria, que já estão sendo realizados com os alunos.

Ao final de cada ano o SEFE propicia o prêmio Ação Destaque com o intuito de compartilhar boas práticas educacionais e premiando os projetos destaques, dentre todos os municípios do país que fazem parte do sistema de ensino proposto pelo SEFE.

O município de Paranaguá teve 22 projetos inscritos e dois deles foram finalistas do prêmio Ação Destaque deste ano e tiveram seus trabalhos apresentados para profissionais da educação de todo o Brasil.

“O Ação Destaque incentiva o professor, não só a fazer seu trabalho em sala de aula, como também, ir além, tornando o aprendizado algo significativo para o aluno e transformando o meio em que vivem”, afirmou Bianca Cristina Bastos Pinheiro, Superintendente de Políticas Educacionais.

Para a Chefe de Ensino Fundamental da Secretária Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi), Débora França Vidal, o concurso Ação Destaque é um meio de divulgação dos trabalhos realizados efetivamente nas unidades de ensino. “Todos os trabalhos que vimos aqui fazem a diferença na comunidade onde as escolas estão inseridas, prova disso é que as crianças e a comunidade em geral participam ativamente dos projetos”, comentou Débora.

O SEFE é uma empresa que faz parte do grupo OPET e atua há 20 anos em diversos estados brasileiros. A Secretária Municipal de Educação e Ensino Integral conta com suporte especializado para acompanhamento, assessoria e soluções educacionais.

“Sabemos o quanto é difícil para os professores trabalharem dentro de sala de aula e as dificuldades existentes. Trabalhamos com educadores de norte a sul do país, esses profissionais buscam criar, inovar e fazer a diferença nas comunidades em que atuam. Por este motivo nós temos atuado de maneira intensa na formação dos professores”, declarou Cristina Swiatovski, Superintendente da Editora Opet.

Trabalhos Finalistas

Ao todo foram 22 trabalhos inscritos por professores do nosso município. Dois deles foram selecionados para a etapa final. Ambos os projetos são realizados na Escola Municipal do Campo Nazira Borges, na Alexandra. As professoras Mira Carolina e Gisele Custódio receberam a premiação nas suas respectivas categorias.

O projeto Poema Itinerante, da professora Gisele, consiste na criação e declamação de poesia pelas crianças. A ideia surgiu a partir da necessidade de se fazer algo diferente com o objetivo de melhorar a escrita e leitura dos alunos.

“Percebi que era preciso que as crianças pudessem expor seus pensamentos para que no futuro se tornem adultos mais críticos. Iniciamos com poemas e rimas e quando eles começaram a desenvolver bem o projeto nós expandimos para a comunidade parnanguara. Foi quando levamos os alunos para declamarem suas poesias nos ônibus que circulam na Alexandra, no terminal urbano e também no asilo dos idosos”, comentou a Professora Gisele.

O projeto conquistou o segundo lugar na categoria “SEFE Indica”, onde participam os projetos escolhidos pela organização do evento. Além da premiação, a professora Gisele recebeu uma surpresa, da editora OPET, com o anúncio da publicação de um livro de poemas de autoria dos seus alunos.

“Uma das ideias dentro do projeto era escrever um livro, procuramos parcerias para viabilizar isto, mas não obtivemos êxito. No momento da premiação foi anunciado que o livro seria publicado, foi uma enorme emoção e a realização de um sonho”, finalizou a professora.

O projeto vencedor na categoria “Meio Ambiente” foi da professora Mira Carolina com o tema: Conhecendo o Manguezal e sua Importância. O trabalho iniciou com o livro “Meu Ambiente”, que é fornecido pelo SEFE para a rede municipal de ensino, onde um dos personagens mora em Paranaguá e a partir dele surgiu o projeto, que consiste em apresentar as áreas de manguezal para os alunos e fazer um trabalho de reciclagem no local. O trabalho da professora também recebeu o prêmio da Fundação Boticário.

“Representar a cidade é muito gratificante. Participar desde evento e mostrar, para pessoas do Brasil todo, o trabalho que fiz com meus alunos é muito incentivador”, disse Mira Carolina.

A diretora da escola Nazira Borges, Damaris Faryj, é grande incentivadora dos trabalhos realizados pelas professoras.
“É o terceiro ano que os projetos realizados em nossa escola são selecionados para a fase final do Ação Destaque. Procuro sempre viabilizar os meios para a realização dos projetos e os alunos nos cobram que tenham trabalhos diferenciados em sala”, finalizou a diretora.

A Secretária de Educação e Ensino Integral, Vandecy Silva Dutra ressalta a importância e a valorização dos trabalhos das professoras em sala de aula.

“Estamos muito felizes com a conquista da professora Mira e da professora Gisele que representaram nossa cidade com excelência. É muito importante a divulgação de práticas de sucesso, como também, a valorização e reconhecimento dos trabalhos docentes”, declarou a Secretária.

Os projetos parnanguaras são representados na fase final do concurso desde 2014 e há três anos os trabalhos de Paranaguá são reconhecidos com premiação.

Fonte: SECOM/PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *