Litoral do Paraná terá plano de desenvolvimento sustentável

Estudo vai traçar plano de ação visando o desenvolvimento sustentável da região. O trabalho terá duração de um ano e será dividido em diferentes etapas, incentivando a participação da comunidade por meio de oficinas e audiências públicas

JAJA2093_copyO Litoral do Paraná vai ganhar um estudo que norteará o crescimento da região de forma sustentável. O governador Beto Richa assinou nesta terça-feira (19) convênio com um consórcio de empresas que desenvolverá o trabalho responsável por balizar o crescimento dos municípios da região. A expectativa é que o estudo seja finalizado em um ano.

O Plano para o Desenvolvimento Sustentável do Litoral do Estado foi contratada por meio de um financiamento junto ao Banco Mundial e será gerenciado pela Secretaria de Estado de Planejamento e Coordenação Geral. “É um estudo abrangente que contempla diversas áreas de conhecimento e que, como resultado, trará um plano de ação visando o desenvolvimento mais vigoroso e sustentável na região”, disse o governador.

O desenvolvimento do plano terá duração de um ano e será dividido em cinco etapas: montagem do plano de trabalho; levantamento de dados da região; construção de cenários e visão de futuro; criação do plano de ação e conferência regional, momento em que será apresentado o resultado do estudo.

DISCUSSÃO – Em todas as etapas, a sociedade será convidada a participar por meio de oficinas e audiências públicas. “O plano é importante pois estimula, engaja e democratiza constantes discussões sobre o Litoral, envolvendo sempre a população, o setor produtivo e os órgãos governamentais”, disse o secretário de Estado de Planejamento e Coordenação Geral, Juraci Barbosa Sobrinho.

Para o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, a nova ferramenta vai colaborar ainda mais com o desenvolvimento do Litoral. “É um presente de final de ano, que vai nos apontar quais são os pontos positivos e negativos e o que podemos fazer para melhorar ainda mais o crescimento dos municípios litorâneos”, comentou.

INVESTIMENTOS – Nos últimos sete anos, o Governo do Estado destinou R$ 1,34 bilhão aos municípios litorâneos para a melhoria da saúde, educação, turismo, desenvolvimento urbano, assistência social e segurança pública. “Recursos que, além de colaborar com com a geração de renda e emprego, melhoram o turismo da região”, lembrou o governador.

Entre as obras de destaque no Litoral estão a ampliação da rede de coleta e tratamento do esgoto em Matinhos e Pontal do Paraná, que somam R$ 250 milhões, a revitalização da orla de Caiobá e as melhorias no Porto de Paranaguá, que tem batido recorde atrás de recorde.

PRESENÇAS – Também participaram da solenidade o secretário-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni; os secretários de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti, e Cerimonial e Relações Internacionais, Ezequias Moreira; o diretor-presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social, Júlio Suzuki e o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Tessutti Dividino.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *