Danificou carro público, colidiu outro veículo na frente de um hospital e andou em ziguezague pelas ruas da cidade

Carro danifica. Foto: PM

Carro danifica. Foto: PM

Um rapaz de 24 anos criou a maior confusão neste domingo, em Guaraqueçaba.

Por volta das 8h da manhã, policiais militares foram informados que um rapaz havia tentado arrombar veículos estacionados no pátio da Secretaria Municipal de Saúde. Não conseguiu fazer a ligação direta e foi visto fugindo a pé.

Logo, a equipe da Polícia Militar, recebeu denúncia anônima de que um homem dirigia uma caminhonete de propriedade de uma pessoa conhecida na cidade e que havia batido na frente do hospital e, com o veículo fugiu daquelas imediações em direção à saída da cidade. Ler mais →


Concurso realizado pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo premiará romances de veteranos e estreantes publicados em 2016; edital está disponível nos sites www.cultura.sp.gov.br e www.premiosaopaulodeliteratura.org.br

premio-sao-paulo-de-literatura-10-10-2016-4A Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo abriu inscrições para a 10ª edição do Prêmio São Paulo de Literatura, um dos mais conceituados do gênero no país. O edital, publicado no Diário Oficial do Estado e disponível nos sites do Prêmio (www.premiosaopaulodeliteratura.org.br) e da Secretaria da Cultura(www.cultura.sp.gov.br), receberá candidatura de romances em duas categorias: “Melhor Livro do Ano” e “Melhor Livro do Ano – Autor Estreante” – esta última dividida em duas modalidades “Autores com Mais de 40 Anos de idade” e “Autores com Menos de 40 Anos de idade”. Os candidatos podem se inscrever até dia 20 de abril. Ler mais →


mulher

Foto: Static Pexels

Um levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra a real diferença entre homens e mulheres no mercado de trabalho em um período de dez anos – e as condições para as mulheres não melhoraram muita coisa:

– No  ano de 2005 as mulheres trabalhavam 6,9 horas a mais por semana do que os homens enquanto que em 2015 esta diferença passou para para 7,5 horas semanais;

– O tempo gasto por homens com atividades profissionais reduziu aproximadamente 3 horas,porém a dedicação masculina em afazeres domésticos se manteve na mesma carga horária de dez horas semanais. As mulheres também reduziram o tempo de atividades domésticas (de  26,9 horas para 24,4 horas), porém as horas fora de casa em uma atividade laboral seguem na média 35 horas semanais.

No final das contas, a jornada masculina que era de 48,4 horas semanais passou para 46,1 horas e a jornada feminina reduziu de  55,3 horas para 53,6 horas semanais em dez anos.

O que falta às mulheres para conseguir esta posição de igualdade então?

A Master Coach, Bianca Caselato explica que o empoderamento da mulher tem muita ligação com o que ela exerce profissionalmente – ou melhor, com o que ela pretende exercer:

“O trabalho doméstico, por exemplo, é tão desgastante quanto o de uma empresa ou mesmo como profissional liberal, porém a maioria destas mulheres não se sentem poderosas, ativas e têm uma autoestima baixa.  Muitas mulheres tem o sonho de ingressar no mercado de trabalho, mas falta coragem ou motivação justamente por terem ficado muito tempo fora das atividades profissionais, ou mesmo jamais terem ingressado nele.”

No mercado de trabalho também há desmotivação

A especialista aponta que a falta de motivação não acontece apenas com as mulheres que estão mais tempo em casa. Existem as que trabalham dentro de uma organização e não se sentem confiantes para assumir novos cargos com mais responsabilidades:

“A falta de autoconfiança para assumir um cargo de liderança, por exemplo, acontece por fatores como excesso de peso, falta de cuidados de beleza ou, o estado emocional em que elas se encontram. Eu trabalho para que estas mulheres percebam a necessidade de estar bem com elas mesmas, sem depender de um marido ou de dinheiro para se sentirem bonitas ou ter um cargo excelente. Depois que a mulher se encontrar torna-se poderosa, a partir pode conseguir o que deseja.”

Dando o start no empoderamento

Um posicionamento individual mais decidido é o início para mudar este panorama, mesmo com o cenário não sendo favorável:

“A mulher deve buscar o seu espaço. Depende apenas dela mudar, ou começar essa mudança. Apesar de muitas empresas ainda terem conduta preconceituosa por gênero ainda velada. Se a mulher está em uma empresa em que não tem um tratamento igual, seja de salário ou de função, com outra pessoa na mesma condição, cabe à ela se posicionar e entrar em ação. Talvez mudar de empresa, talvez tornar-se empresária, mas nunca aceitar o papel de vítima por ser mulher.”

Redes Sociais ajudam no empoderamento

Caselato conta que um de seus workshops justamente se chama “O Poder do Salto Alto”, uma referência ao poder da mulher ao se posicionar no mercado de trabalho:

“Muito do empreendedorismo feminino acontece no fato de que as mulheres têm filhos e querem buscar qualidade de vida. Ela precisa de tempo mais livre, de uma agenda em que possa cuidar da família e do seu trabalho, além de não ficar desmotivada. O fato da mulher estar empreendendo, usando grupos de Facebook, por exemplo, para vender um produto ou serviço, é um bom exemplo de sucesso que acontece recentemente.”

Empreender sim, mas dentro do seu talento
Quando a mulher sente que o negócio está dando certo, a autoestima melhora e ela percebe que não precisa necessariamente entrar no mercado corporativo, porém, Bianca alerta que o sucesso vai depender da disposição, do talento  e da atitude de cada mulher:

“Não pode apenas se jogar, ter um sonho não significa que tudo vai dar certo.  É preciso que a mulher se descubra. Se o sonho dela é ser advogada e, para ter tempo livre, ela abre uma loja de bijouterias, a chance deste empreendimento não dar certo é enorme, pois ela ama outra coisa, não era este o seu sonho.  Por motivos extras, a mulher acaba tomando caminhos que não vão levá-la ao sucesso. É preciso se descobrir primeiro, empreender, depois.” conclui  Bianca Caselato.


Sobre Bianca Caselato

Bianca Caselato é Master Coach formada em Administração de Empresas com ênfase em Comércio Exterior pela Faculdade de Estudos Sociais do Paraná- FESP. É especialista em SELF coaching, Executive Coaching e Master Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching, com certificação internacional, pela ECA – European Coaching Association, GCC- Global Coaching Community, BCI- Behavioral Coaching Institute e IAC – International Association of Coaching.

Após uma bem sucedida carreira dentro de instituições bancárias, Bianca Caselato começou a atuar há dois anos em seu escritório Bianca Caselato Coaching com palestras motivacionais, coaching individual e empresarial com acompanhamento e diagnóstico de empresas de todos os portes.


vestibular - prova2017 CMDois editais foram publicados nesta quinta-feira, 2, pela Universidade Estadual do Paraná (Unespar) convocando os candidatos que participaram do vestibular e do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os documentos com a relação dos selecionados pode ser acessada em www.unespar.edu.br/matriculas.

Ler mais →


UTAH-prorrogaO Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) informa que foram prorrogadas as inscrições do Programa de Mobilidade de Docentes em Utah. Os interessados agora poderão se inscrever até 06 de março.

Ler mais →


Imposto-de-Renda-Declaracao-2014-Dominus-Auditoria

A entrega da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física 2017 ano base 2016 terá início neste ano no dia 02 de março, logo após o Carnaval, contudo já foram apresentadas as primeiras modificações para esse ano. Ler mais →


Reajuste de 24% na bolsa-auxílio dos estagiários da Prefeitura a ser concedido a partir de março.

downloadA partir do dia 1º de março de 2017, os estagiários da Prefeitura de Paranaguá terão um reajuste de 24,64% no pagamento da bolsa-auxílio pelo município. Ler mais →


katia-muniz2Por: Kátia Muniz

Com quatorze indicações ao Oscar, o filme “La La Land” tornou-se a bola da vez. Muito comentado, exaltado pela crítica, altamente elogiado. Tanto burburinho aguçou a minha curiosidade. Fui ver.

Sentei-me na última fileira. Vista privilegiada para a sala toda. Do meu lado esquerdo, a poltrona permaneceu vaga e as duas seguintes foram ocupadas por um casal. Ler mais →


shutterstock_303280475-min*Irene Azevedoh

 Existem perguntas que as respostas valem um milhão de dólares.  Se convertermos em reais, elas valem muito mais!!! Muitas vezes elas são fáceis de serem dadas e adotadas. Mas, quando se trata de crise e dos salários oferecidos, a resposta é complexa e a consequência para quem está envolvido pode ser difícil de ser absorvida. Ler mais →


Encerrado o período de inscrição do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar Sociedade e Desenvolvimento (PPGSeD), a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) publicou a homologação dos candidatos nesta segunda-feira, 6, em ppgsed.unespar.edu.br.
mestrado-interdisciplinar-Campo MourãoNesta edição, o processo seletivo vai contar com a participação de 70 candidatos que desejam preencher as 10 vagas ofertadas. Na comparação com o ano passado, a coordenação informa que houve um crescimento de 27,3% na procura pelo mestrado. Além de paranaenses oriundos de diferentes municípios, o segundo estado com o maior número de inscritos é o de Mato Grosso do Sul.

Ler mais →



vermelho {limão}