Mariposas: momento crítico já passou

No ápice das ocorrências, a média chegou a 300 atendimentos num único dia. Até agora, foram 1.700 registros da alergia provocada pela mariposa

3.2- NORMAL A Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) informou que o período de aparição das mariposas, gerado por um desequilíbrio ambiental, está na fase final e que por isso diminuiu o número de acidentes com o inseto na cidade. No ápice das ocorrências, entre 20 e 30 de novembro, a média chegou a cerca de 300 atendimentos num único dia, mas atualmente o número não passa de 15 ocorrências atendidas na UPA de Paranaguá.

A população continua sendo orientada sobre os métodos de prevenção em relação ao contato com o animal, que podem gerar alergias e irritação na pele. Por conta do alto número de casos os medicamentos previstos para tratamento do problema (Loratadina e pomada de Dexametasona) para um ano foram dispensados em apenas um mês.

Entretanto, medidas já foram tomadas para reposição do estoque, caso haja necessidade de dispensação. Em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), por meio da 1.ª Regional de Saúde, está havendo orientação à população local com relação à prevenção, que também incluirá turistas que venham visitar Paranaguá na temporada de verão. Material informativo está sendo entregue para orientar os cidadãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *