Órgão federal divulga indicadores baseados nos resultados do ENADE e confirma Conceito Institucional (CI) máximo para a instituição

Unidade da Unicesumar em Paranaguá fica na Av. Roque Vernalha (Créd. Divulgação)

Unidade da Unicesumar em Paranaguá fica na Av. Roque Vernalha (Créd. Divulgação)

A Unicesumar comprovou mais uma vez sua qualidade na educação oferecida. Os indicadores dos resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) referentes a 2016 foram divulgados nesta semana e apontam a manutenção da excelência da instituição.

 Resultados

Pelo sétimo ano consecutivo, a Unicesumar obteve nota 4 no IGC (Índice Geral de Cursos), em uma escala de 1 a 5, o que a posiciona entre 4% das melhores instituições de ensino superior do Brasil.

Já no Conceito Preliminar de Curso (CPC) a Unicesumar atingiu o mesmo índice de excelência nos cursos avaliados em 2016. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes e corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.

 Medicina Veterinária está entre os três melhores do Brasil

Entre os principais destaques do resultado do CPC estão o curso de Medicina Veterinária, eleito um dos três melhores do país, entre 179 instituições de ensino, e o curso de Fisioterapia, um dos quatro melhores do Brasil, entre 466 instituições.

Outras graduações que se destacaram foram: Biomedicina e Nutrição, os melhores na Região Sul; Estética e Cosmética, 2º na Região Sul e 1º lugar do Paraná; Farmácia, 2º na Região Sul e 1º lugar do Paraná; Fonoaudiologia, 3º lugar na Região Sul e 1º lugar do Paraná; Enfermagem, 4º lugar na Região Sul; e Odontologia, 5º lugar no Paraná.

Na modalidade EAD, o curso de Agronegócios ficou em 2º lugar do Brasil, e Gestão Ambiental, que ficou entre os quatro melhores do Brasil, em 2º lugar na Região Sul e em 1º lugar no Paraná.

 Conceito Institucional

O MEC também confirmou em seu site o Conceito Institucional (CI) da Unicesumar. Numa escala de 1 a 5, temos nota máxima. O CI é considerado o conceito mais objetivo e definitivo dado a uma instituição. Ele refere-se à performance da nossa instituição em 2015, mas vigente até o momento. Os indicadores preliminares de 2016 divulgados nesta semana só reforçam o alto nível de qualidade que o nosso Conceito Institucional já apontava.

O CI consiste em uma avaliação in loco feita pelos especialistas do MEC, onde avaliam os principais aspectos de funcionamento, infraestrutura, corpo docente e administrativo, além da qualidade da educação oferecida. Com ele, a instituição tem sua autorização de funcionamento renovada e fortalece seu projeto de expansão que consiste na meta abertura de 300 novos polos de EAD até o fim deste ano e pelo menos 250 em 2018.

O processo avaliativo do MEC é feito por meio do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), que avalia o resultado do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), Conceito Prelimitar de Cursos (CPC), Índice de Desenvolvimento Discente (IDD) e o Índice Geral de Cursos (IGC). Todos estes dados se tornam subsídios para a nova definitiva dada por meio do Conceito Institucional (CI).

O corpo docente da Unicesumar é composto por 80% dos professores sendo mestre e/ou doutores e infraestrutura moderna, e atende mais de 100 mil alunos no Ensino Presencial e EAD. Com tudo isso, a Unicesumar se tornou um dos dez maiores grupos educacionais do Brasil.

Tags: , , , ,

Compartilhar



Comentar com o Facebook


Deixe uma resposta


vermelho {limão}